quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O problema do desaparecimento da porta

A maioria dos programas em uso hoje é bem escrita o suficiente para evitar os conflitos entre dispositivos, outros programas, BIOS do sistema, DOS etc. Com exceção desses problemas, poderá haver vezes em que o ambiente operacional e o programa entram em conflito por coincidência,através de uma combinação de circunstâncias ou de uma determinada sequência de ações.

Vimos dois programas de comunicações diferentes (terminal/moden) usados com sucesso em execuções separadas em um ambiente com diversas tarefas e janelas, e depois de deixar o ambiente entrar de novo no DOS, outros programas falharam em endereçar essa porta. É muito provavelmente um problema do BIOS.

A solução momentânea foi fazer com que o programa de comunicações redefinisse os parâmetros da porta COM (1, 2, 3 ou 4) antes de sair, e então fechar a janela na qual o programa era usado. Isso redefine os registros de hardware no chip UAR/T ou de modem para que as tabelas de dispositivos DOS padrões (em 04:00h) incluam essa porta quando usada a partir do DOS ou por outro programa em uma janela diferente.

Os ambientes com diversas tarefas, como o Windows, criam PCs virtuais separados para executar os programas. O Windows reserva os dispositivos usados pelos programas para o Pc exclusivo (janela) na qual são executados. Isso impede que dois programas usem dispositivos, como um modem, ao mesmo tempo, sem nenhum saber que o outro está fazendo isso. Entre um programa que envia comandos diretamente para o hardware e a proteção do ambiente entre outros programas, é possível que a proteção possa ser boa demais, ou não o bastante. Se for assim, o programa poderá não restaurar devidamente as condições originais, e o DOS poderá ter problemas ao usar esse dispositivo, fora do programa com diversas tarefas.

As soluções prováveis, dependendo das versões de software e hardware que você está usando, incluem as seguintes:

  • Uma atualização do chip ROM BIOS
  • Atualização do software da aplicação
  • Atualização de software do ambiente com diversas tarefas
  • Verificação de que não há nenhum conflito na linha de interrupção (IRQ) do hardware da placa/porta ou de endereçamento (dois dispositivos não são configurados para o mesmo endereço do dispositivo ou configurados para usar a mesma IRQ)
  • Enviar uma redefinição para a porta COM ou modem em questão a partir do programa de comunicação, antes de sair
  • Usar o Windows 95, 98 ou NT, e um software compatível com TAPI ou MAPI, que permita compartilhar os modems para que você possa discar para a Internet no mesmo modem que fica pronto para responder às chamadas de fax.



Voltar para a Página Principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário