terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Proteção e prevenção

Problemas estranhos vêm de todos os tamanhos. Alguns você não poderá evitar, e poderá nem mesmo saber até que seja tarde demais, e descubra que o fabricante tinha um batch de unidade com qualidade inferior ou problemas de produção desconhecidos. Alguns problemas se introduzem com o novo hardware, novo software, ou outros usando seu sistema, eis algumas etapas que você poderá executar para evitar a estranheza em seu PC.

  • Problemas de energia
Não existem muitas coisas que você poderá fazer para proteger seu sistema de desastres realmente grandes, mas algumas coisas poderão ajudar, dentro do possível. Não poderá esperar que um protetor contra surtos de voltagem, UPS ou um estabilizador de energia sobreviverá depois, e muito menos proteja seu sistema, de um raio direto ou próximo, ou linhas de força muito ruins. O mesmo aplica-se aos dispositivos de proteção contra surtos da linha telefônica. A Mãe Natureza descarrega milhões de volts com a capacidade de milhares de amperes de corrente, transformando-se em um tremendo potencial de danos até para a mais vigorosa das estações de força. Para um isolamento e proteção reais, sugerimos que você desconecte todo fio externo, telefone e cabos de rede de seu PC e periféricos durante uma tempestade.

Se estivessemos prestando atenção nos eventos tão importantes quanto os raios próximos, mesmo a descarga estática aparentemente leve criada entre o tapete, os moveis, a roupa e um sistema de PC poderá desencadear muita energia prejudicial. Também, então, temos choques graves e variações nos circuitos elétricos normais devido a uma construção fraca ou fiação inadequada para o equipamento doméstico, comercial ou industrial – geladeiras, amoladores, compressores etc. Se você souber que haverá um trabalho elétrico ou paralisações feitas em seu sistema de força local, desligue o computador e todos os periféricos, para evitar sua exposição aos surtos induzidos por trabalhadores ligando e desligando um grande equipamento próximo.


  • Garotas da limpeza
A força pode ser o inimigo mais óbvio de seu sistema delicado, mas não é o único. O calor e a poeira competem juntos pelo primeiro lugar. Infelizmente, a poeira entra em seu sistema pela circulação de ar usada para remover o calor. A poeira se reúne por onde o ar flui, geralmente nas partes que são sensíveis ao calor, e impede que o calos saia e a probabilidade de desastres cresça. Para evitar os problemas do calor e da poeira, exija a limpeza da área de seu PC e a execução de alguma manutenção simples e frequente (semi-anual) – abrir a proteção, soprar e escovar a poeira.

Voltar para a Página Principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário