quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

“Era uma noite escura e tempetuosa...”

Talvez você não tenha encontrado uma falha distinta de uma parte do seu sistema, mas desde a última tempestade que sacudiu as árvores e as linhas de força ou as cobriu com gelo, forneceu raios a uma noite sombria, ou inundou a caixa do disjuntor na casa, seu PC tem apresentado ataques de perda de memória ou erros de disco. Talvez você tenha tido um “impacto” menor de força que destruiu uma parte insignificante de um circuito já minúsculo dentro de um chip ou em uma placa.

Mesmo uma faísca estática vinda do andar no piso e do toque em seu PC, poderá aplicar uma descarga de energia prejudicial nos pequenos elementos dos circuito internos, e o dano poderá não ficar evidente exceto a uma determinada temperatura, ou com um único padrão de dados ou operação do software.

Encontrar tais problemas pode significar dedicar tempo para executar um conjunto completo de programas de diagnóstico para testar todas as partes do sistema repetidamente, até que o erro fique óbvio e seja reproduzido.

Nota
Recomendamos que você configure seu programa de diagnóstico de escolha para executar por pelo menos 8 horas, de preferência 24, e teste todas as partes de seu sistema, em sequência, várias vezes durante o período do teste. Simplesmente inicialize no DOS e execute os testes com alguns drivers instalados como for possível (por exemplo, apenas os necessários para acessar um drive de CD-ROM ou SCSI) e nenhum outro programa residente.


Planeje os testes para começar quando sistema estiver frio, ou quando você normalmente iniciaria usando o sistema, e deixe o teste ser executado como normalmente executa o sistema. Assim, os teste passarão pelas faixas de temperatura quando usá-lo e pelos eventos normais que ocorrem nas linhas de força, linhas de telefone, em qualquer coisa anexada ou em torno dele, ou sendo executada próximo ao computador.

Se puder, também anote qualquer coisa que ocorra durante o dia, especialmente quando o erro ocorre normalmente ou quando o programa de diagnóstico indica o erro. Muitos programas podem ser definidos para continuar testando mesmo depois de encontrar um erro. Isso permitirá que você estabeleça um padrão e isole mais o erro no sistema. Um ar condicionado que gira, o motor do elevador ou outro dispositivo poderá estar sendo executado coincidentemente com o problema. Portanto, se espera esse tipo de interferência sem seu sistema, deverá instalar alguma forma de proteção de energia (fonte de alimentação sem interrupção ou UPS, ou pelo menos um fio de força de eliminação de picos e interferência) e repetir os testes.

Se usar um disco virtual/RAM ou cache de disco, testar a memória e as operações do disco poderá produzir dois tipos aparentemente diferentes de problemas. Se o problema com o drive de disco não ocorrer quando você não usa o cache de disco, mas os problemas da memória persistirem, seu PC terá um problema de memória. Se o problema do drive continuar e o problema da memória não, poderá ser necessários mais testes concentrados do drive.

Deixar um PC executar os testes o dia inteiro poderá testar sua paciência. Observar um diagnóstico é tão excitante quando observar a gama crescer ou a tinta secar, mas você poderá colocar em dia outras coisas nesse ínterim. Executar os testes no mesmo ambiente onde você notou erros também será melhor do que enviar seu PC a loja. Assim, você não voltará sem um problema ser encontrado, simplesmente porque ele está relacionado ao seu ambiente e não ao sistema em si.


Voltar para a Página Principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário