terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

É um problema do rato ou um problema do mouse?

Ninguém sabe para onde foi o rato, mas o rastro de evidência na placa do sistema deixou óbvio que havia mais de um roedor anexado a esse computador.

Os ratos, o tipo com quatros pernas, podem entrar em seu sistema através de um buraco de porta aberta tão facilmente quanto você pode conectar seu dispositivo de indicação no conector da porta serial. Eles não requerem nenhum driver de dispositivo e seu software poderá não ocupar nenhuma memória RAM, mas podem confundir as atribuições da porta, causar conflitos de interrupção, e geralmente estragam seu PC. A maioria dos ratos (pequenos ou outros) é definitivamente não compatível com seu BIOS, CPU, DOS ou Windows e podem causar erros de disco fatais.

Um chassi de computador fornece um lugar quente, seguro e atraente para esses pequenos e peludos roedores espertos e automovidos sem fio visitarem e perseguirem seus negócios com uma relativa privacidade.

Infelizmente, alguns desses negócios de rato conduzem os componentes do sistema a uma saúde fraca. O “resíduo” do rato poderá encurtar a vida dos pequenos componentes circuitos de sua placa do sistema, e deixar um sinal de odor para ajudar a encontrá-lo.

Os sintomas não são previsíveis ou consistentes. Um dia seu disco rígido pode se comportar de maneira estranha, outro dia o alto-falante pode não soar corretamente, no dia seguinte o sistema pode não inicializar completamente, tudo dependendo de como quais circuitos “a evidencia do rato” entrou em contato.

Solucionar esses incompatibilidades do rato envolve uma desmontagem completa de seu sistema, a remoção da placa do seu sistema, e lavar a placa com um componente químico não destrutivo de limpeza de eletrônicos. O limpador de fita de áudio/vídeo (álcool) e uma pequena escova são suas melhores ferramentas. Essa cirurgia delicada deverá ser executada apenas por um técnico em eletrônica capacitado, lembrando das condições sanitárias, para o técnico e os usuários, pois os ratos podem carregar e deixar todos tipos de amostras biológicas desagradáveis e doenças.
A prevenção começa em casa. Mantenha os ratos longe de seu computador. Mantenha as prováveis aberturas de seu computador devidamente lacradas (preenchimentos vazios para os slots da placa, lâminas de preenchimento nos orifícios dos conectores não usados, etc.). mantenha o interior de seu sistema limpo e sem poeira, limpando-o com frequência.

Embora o ditado “quando o gato sai de asa os ratos fazem a festa ” tenha alguma importância, não recomendamos que você mantenha um gato em seu computador ou próximo, mas poderá experimentar um desses gráficos de proteção de tela com imagens de felinos por seu valor de diversão. Quem sabe, pode funcionar!

Voltar para a Página Principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário