quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

“O sistema de telefone matou meu modem”

Mais conhecido como “Em caso de dívida, não o conecte!”

Se uma tomada ou soquete como um RJ-11 e o cbo se adaptarem a um RJ-11. não suponha que pertecem um ao outro. Eles não são necessariamente o lugar certo para seu modem ser conectado. O termo RJ-11 é uma das muitas designações da empresa de telefones para os conectores e as tomadas modulares usados para conectar os telefones, linhas de dados, fontes de ouvido e todos os tipos de dispositivos. Essas conexões são muito econômicas de instalar e manter. São versáteis para muitos dispositivos mordenos.

As vantagens dessas conexões criaram confusão e problemas mais de uma vez para os instaladores de telefone, técnicos de computador e usuários. Um exemplo é o uso pela Apple Computer de quatro fios nos circuitos do tipo RJ-11 para sua rede AppleTalk, que conecta os computadores Macintosh às impressoras, modems ou outros dispositivos. É simples instalar e conectar essa ligação de dados entre os sistemas. Também é muito fácil confundir um circuito AppleTalk com uma tomada de telefone, ou uma tomada de telefone com um AppleTalk.

A maioria dos dispositivos da interface AppleTalk predefiniu a proteção que impede que os circuitos sejam danificados pelas voltagem presentes nos sistemas padrões ou de telefone digital. Do mesmo modo, você não irá danificar os telefones e os modems conectando-os aos circuitos da AppleTalk (mas o serviço poderá ser rompido no circuito AppleTalk se você conectar uma linha telefônica, aparelho de telefone ou modem diretamente a ele).

O AppleTalk não é um problema específico. É apenas um exemplo de muitas redes com pares de fios trançados, de conexões próprias de terminais com mainframes e outros sistemas que são ameaçados, ameaçadores ou pelo menos confusos. Mais perigoso, para os sistemas de telefone e dispositivos conectados de maneira errada com eles, é que alguns sistemas usam voltagens que podem danificar os modems, telefones ou dispositivos de rede, causando uma operação intermitente ou falha do dispositivo ou sistema de telefone.

A fiação e as tomadas para muitos sistemas de telefone de escritórios usam tomadas do tipo RJ-11 com 6 pinos para tudo – linhas análogas digitais e especiais – assim é fácil confundi-las. O par central de fios normalmente usado para as linhas análogas e os dispositivos pode carregar de 90 a 130 volts para operar um telefone digital. Você não desejará que seu modem seja ativado com 130 volts com os quais não pode lidar!

Se estiver conectado um modem a um sistema desconhecido, verifique com o técnico ou gerente do sistema para se assegurar que o sistema de telefones seja compátivel com os dispositivos de telefone padrão, inclusive modems e máquinas de fax. Poderá medir as voltagens na tomada, mas poucas pessoas carregam voltímetros e testam as tomadas, ou sabem o que procurar. Observar meramente que o telefone conectado em tal tomada desconhecida parecer ser normal e usa a interface RJ-11 com dois fios padrão não é uma garantia de compatibilidade. Verifique com alguém que deve saber.

Eis um exemplo, apenas no caso de não achar que isso não poderia acontecer com você. Antes de Jin ter construído um dispositivo que nomeamos como “modem Condom”, Mike estava trabalhando em uma rede em uma pequena empresa de telefones. Ele pediu uma linha análoga à qual conectar um modem. Isso foi há algum tempo, e o modem era um modem interno em um dos antigos portáteis de mão, que todos nós ficamos contentes em ver substituídos por tamanhos razoáveis. Você pensaria que as pessoas na empresa de telefones saberiam a diferença entre uma linha de telefone digital e análoga. Depois de conectar o modem à linha telefônica e de detectar um odor acre de peças eletrônicas queimando, Mike enviou o modem para Jin pesquisar (assim forneceu o incentivo para criar o “Modem Condom”) e consertar. Finalmente Jin enviou a seguinte mensagem para Mike este ano:

“Mike, a loja de computadores chamou. Seu modem com taxa de 2.400 está consertado e pronto pra você pegar!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário