quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Métodos e precausões para agilizar seu computador

A lista a seguir mostra algumas maneiras mais comuns e bem sucedidas de agilizar seu computador:

  • Altere o cristal de sincronização ou oscilador da CPU. Isto funciona mais facilmente nos sistemas do AT ao 486 porque o clock da CPU não executa o clock de tempo real predefinido ou o clock de vídeo. A velocidade do clock para esses sistemas é a metade de qualquer clock ou cristal usado para fornecer o clock primário. Um sistema de 6MHz tem um cristal de 12MHz ou oscilador, um sistema de 25MHz tem um oscilador de 50MHz. Os sistemas do PC e XT compartilham o clock da CPU para a data e hora, portanto você terá que ter mais cuidado ao mover alguns componentes, para que não tenha o avanço da data e da hora de 110 a 120 por cento mais rapidamente que a hora atual. O clock ou o cristal são mais difíceis de localizar ou não são facilmente substituídos nas placas do sistema mais novas, que usam dispostivos de clock definidos pelos jumpers mais complexos para fornecer a sincronização da CPU.
  • As mudanças do clock podem também afetar as velocidades do bus de dados. Alguns fabricantes de clones arriscam a compatibilidade para a velocidade cronometrando mais rapidamente o bus da placa de acréscimo para aperfeiçoar o desempenho. Muitas placas seriais, paralelas, de vídeo e outras mais antigas, simplesmente bloqueiam-se e falham ao funcionar, quando colocadas em sistemas com clock em excesso.
  • Mude a taxa de renovação da RAM para a memória. Algumas revistas populares publicam artigos e exemplos de programas sobre como fazer isso. É muito arriscado. Mesmo que os chips possam ser executados mais rapidamente, se eles não forem devidamente renovados, você terá um comportamento aleatório, terá uma perda grande de dados e erros de paridade.
  • Adicionar um co-processador matemático (sistemas PC, XT, 286, 386 e 486sx) para agilizar os programas de planilha e gráficos que são capazes de usar um bom aperfeiçoamento. Verifique o manual do seu sistema para ter certeza sobre a velocidade do chip do co-processador necessário, e o manual do software para ver se seu software pode usar um chip principal. Poderá conseguir com um chip mais lento e menos caro, se o sistema permitir.
  • Para os sistemas 80486 e Pentium, terá várias opções para os processadores de substituição que são executados de 25 a 200 por cento mais rapidamente do que o original. Para os sistemas 486, existem muitos processadores simples do tipo 486 mais rápidos, e alguns processadores do tipo Pentium da AMD ou Cyrix
  • Que podem fornecer um auxílio de 50 a 250 por cento nas operações. Selecione o aumento de acréscimo certo na velocidade de seu orçamento. Quase não vale a pena gastar dinheiro ao trocar de uma CPU com 150MHz para uma com 160MHz, mas ir de uma com 150MHz para uma 200MHz ou superior é significativo.
  • Usar um controlador de disco mais rápido, drive e/ou cache de disco na memória RAM, são boas maneiras de ter um aumento significativo nas operações de arquivos. Assim como classificar e desfragmentar os arquivos do drive.
  • Use um dispositivo de cache/buffer de impressão externo. Isso evitará que seu computador tenha que amarzenar e lidar com a impressão, e deixará que você volte a trabalhar logo. Adicionar memória à sua impressora poderá agilizar as operações de gráficos e algumas de impressão de texto, também.
  • Use uma placa de vídeo mais rápida para aperfeiçoar todas as operações de gravação na tela.
  • Alterar o chip UAR/T na interfaces seriais dos tipos 8250 ou 16450 para um tipo 16550AN fornecerá melhorias consideráveis para as transferências de arquivos com alta velocidade (mais rápidas que a taxa de 9.600), com o programa de comunicações certo e , especialmente, nos programas com diversas tarefas como o Windows.

Se você realmente precisar de um sistema mais rápido, compre um. Um sistema Pentium animado custa aproximadamente o mesmo (ou menos) que um sistema de clone XT típico custava em 1986 (cerca de $ 1.200). não compre um sistema lento “aceitável” atualmente. Se espera que sua quantidade de trabalho vá requerer um sistema com desempenho mais alto, compre o máximo que puder.


Voltar para a Página Principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário