quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

“Parecia um conector da porta serial”

Também conhecido como “No caso de dúvida, não o conecte – Lição #2”.

Como na situação anterior do RJ-11, nem todos os conectores e tomadas do mesmo tipo têm os mesmos usos. No caso dos computadores, alguma convensão e grande parte sua conveniência ditam quais tipos de conectores serão usados para quais sinais e dispositivos. Embora existam leis e códigos de construção que impedem as pessoas de usar conectores do tipo de força AC comum para as linhas telefônicas, e de usar os conectores de telefone para a força AC, não há nenhuma regra controlando como as pessoas poderão usar uma conexão de dados comum com 9, 15, 25 ou 37 pinos.

A IBM criou esse problema usando uma conexão com 25 pinos para as conexões de porta serial e paralela na família do PC, e então novamente usando o conector de 9 pinos para o monitor de vídeo e a porta serial do tipo AT. Mesmo que esses conectores tenham polaridades diferentes para usos diferentes, em algumas instâncias não têm. Nós mesmos temos teclados e dispositivos de indicação que usam exatamente o mesmo conector. Para os sistemas de mesa, esses conectores são específicos para cada dispositivo, ao passo que em muitos sistemas laptop você poderá usar o pequeno conector redondo do tipo PS/2 para um teclado ou mouse externo.

Alguns fabricantes de clones de PC tornaram esse problema pior, usando conexões de soquete no chassi pra as portas paralela e serial. Porém, a convenção estabelecida pela IBM é ter um conector de pinos no PC para a porta serial e um conector de soquete para a porta paralela. Se a identificação falhar, o usuário não terá idéia sobre qual porta é qual. Geralmente, as portas seriais sobrevivem à má conexão com as portas paralelas. Contudo, como uma porta serial pode apresentar voltagem de polaridade errada para uma conexão da porta paralela, poderão ocorrer danos nos componentes da interface paralela se um dispositivo serial estiver conectado a ela.

Do mesmo modo, os sinais de vídeo não coincidem com os sinais da porta paralela de modo algum. O dano no dispositivo serial e nos circuitos de vídeo poderá resultar de uma conexão ruim de um cabo serial com a placa do adaptador de vídeo, ou do monitor com um adaptador serial.
Mesmo que os conectores não sejam misturados, você não terá como saber se uma porta serial está ligada como um terminal de dados ou um conjunto de dados. (A diferença está naquilo que o fio trasmite, no que recebe e como é feito o “cumprimento” entre eles.) conectar errado esses fios poderá não causar danos ao circuito, mas as coisas não funcionarão como deveriam. Se uma nova conexão da porta serial funcionar mal, você poderá instalar um cabo de modem nulo ou um adaptador entre os dispositivos, e então experimentar os dispositivos para ver se funcionam corretamente juntos.

Tornando complexo esse problema estão os fabricantes de dispositivos que fornecem apenas um tipo de conector de E/S para o dispositivo, mas oferecem interfaces internas seriais ou paralelas usando o mesmo conector. Determinar o método do dispositivo para se comunicar com o computador e como é ligado requer o manual, o cabo original ou adequado, ou chamar o departamento de suporte técnico do fabricante.

A melhor solução para esses problemas é a prevenção. Identifique todas as conexões, mesmo as que parecem óbvias, e especialmente qualquer cabo personalizado ou conector, ou os que parecem semelhantes. Crie ou mantenha os devidos diagramas de fiação, e mantenha a documentação original com o sistema e acessórios. Se uma impressora ou modem for movido de um sistema para outro, certifique-se de que a documentação vá com ele. Você não poderá ler o manual ou encontrar o número de telefone do fabricante se não tiver o livro.


Voltar para a Página Principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário