sábado, 13 de setembro de 2008

REPARO EM MONITORES

Basicamente salvo com algumas diferenças, um monitor é muito parecido com um aparelho de televisão. Sendo assim os técnicos em TV não terão muitas dificuldades em aprender como funciona um monitor de computador.

Temos algumas diferenças a considerar. O que podemos notar é que todas as fontes que alimentam o monitor são retiradas do transformador da fonte.

A maioria dos aparelhos de televisão retiram as fontes do flyback, uma outra particularidade que podemos ver é que o filamento dos monitores são alimentados com tensão DC e nas TVs com tensão AC. Na prática isso vai significar uma incidência maior de defeitos em alimentação de filamento de monitores.

Enquanto que nas TVs os únicos defeitos possíveis na alimentação de filamentos seriam mau contatos na placa e soquete. No monitor teremos defeitos também no diodo de retificação dessa fonte e principalmente no Capacitor eletrolítico.

Um monitor com imagem escura e filamento do tubo com acendimento fraco, certamente terá um defeito na alimentação do filamento. Geralmente os capacitores usados na filtragem dos filamentos são de qualidade duvidosa e baixa voltagem cerca de 470mf X 16. E quase sempre apresentam problemas. É sempre aconselhável substituir por um capacitor de tensão maior tipo de 25v ou mais, evitando assim, que o problema se repita. Fica muito mais fácil medir um filamento DC do que aqueles retirados direto do flyback. Basta colocar o multímetro e se a tensão estiver abaixo de 6v, na certa haverá problemas. Outra dica é trocar sempre o capacitor de filamento se o mesmo apresentar sinais de aquecimento excessivo, caso em que a parte plástica se aquece e a parte superior do capacitor fica descoberta e o plástico fica meio esticado. É importante observar que em alguns monitores essa fonte de 6,3v não alimenta somente o filamento, mas também outros estágios do monitor. No caso de um defeito, isso pode resultar em sintomas muito esquisitos.

Esta tensão do filamento pode inclusive alimentar a etapa do horizontal. Se o capacitor de filtro estiver esgotado pode provocar tremor na imagem.(posição horizontal)

Dica: Nunca usem o multímetro ou qualquer outro aparelho para medir um capacitor. Isso deve ser feito na prática, com o aparelho funcionando. A melhor forma de saber se um capacitor está ruim quando for difícil a sua retirada é sugar um terminal do capacitor e soldar outro capacitor de igual valor em baixo da placa. É evidente que qualquer reparo deve ser feito com o aparelho desligado. Depois de realizados os reparos ou alterações, deve-se ligar para fazer o teste.

Sistemas de economia de energia:
Os monitores modernos utilizam sistema de economia de energia. Isso significa que o computador irá desligar o monitor em horários programados ou quando o usuário não estiver usando o computador. Isso significa que certos estágios do monitor não vão funcionar a não ser que o mesmo esteja ligado ao computador, existe maneira de jumpear o transistor responsável pelo chaveamento do monitor para podermos trabalhar com o monitor fora do computador, mas isso é para técnicos mais experientes senão pode queimar o aparelho.

É importante lembrar que nem todos os monitores utilizam esse chaveamento, somente os mais modernos. Também não confundir esse chaveamento com fonte chaveada, pois não tem nada a ver.

Chaveamento seria uma maneira de desligar parte do monitor enquanto só uma pequena parte fica funcionando. As maiorias dos monitores que trabalham com chaveamento, desligam o oscilador horizontal, enquanto que a fonte continua funcionando.

Um comentário: