sábado, 13 de setembro de 2008

Monitor -> Fonte de alimentação

Os defeitos difíceis de consertar para a maioria dos técnicos são aqueles defeitos onde existe tensão sobre o capacitor principal da ponte retificadora, essa tensão chega no coletor do transistor, porém não existem tensões no secundário do transformador da fonte.

Existem três causas mais comuns para este tipo de problema. A primeira está relacionada a defeitos no circuito de partida ou ainda algum componente defeituoso no primário da fonte.

A segunda causa esta relacionada com curtos no secundário da fonte. Qualquer curto no secundário irá desarmar a fonte.

A terceira causa está relacionada com desarme da fonte em conseqüência de problemas no circuito horizontal, como por exemplo, excesso de alta tensão.


PROCEDIMENTO PARA CONSERTO:
1. Checar partida da fonte
2. Checar curtos no secundário
3. Checar componentes do circuito horizontal
4. Checar componentes do primário da fonte

Checando o circuito de partida
Vamos tomar como base um monitor que utiliza o circuito integrado 3882/3842 na fonte de alimentação. A partida é feita no pino 7, seja do integrado 3882, ou mesmo do integrado 3842. Neste pino você deverá encontrar pelo menos 16V.

Para medir esta tensão colocarmos a ponta do multímetro em um terra adequado. Não podemos utilizar os terras do secundário da fonte, pois os monitores possuem secundário isolado do primário. O melhor ponto para colocarmos a ponta preta do multímetro é o negativo do capacitor principal da fonte. Caso seja uma fonte que utilize dobrador de tensão (dois capacitores) a ponta negativa do multímetro deverá se colocada no negativo da ponte de diodos, ou seja, onde coincidem os dois ânodos diodos.

Se este pino estiver com zero Volts ou muito baixa (em torno de 2 ou 3V), provavelmente um dos resistores que alimenta este pino pode estar aberto. Se os resistores estiverem OK, é possível que o integrado tenha um curto interno. Se o defeito não estiver nos resistores de partida e nem mesmo no circuito integrado oscilador o defeito estará no secundário da fonte.

Analise no secundário
Em primeiro lugar você deverá desligar o monitor ou retirá-lo da tomada. Desta vez você deverá posicionar o Multímetro na escala ôhmica em uma escala de baixa resistência (pode ser 100R).

Você deverá checar todas as fontes do secundário. Comece pelas fontes mais alta, pois estas são as mais prováveis de causarem bloqueios na fonte. Para saber o valor da tensão da fonte basta você observar a tensão de trabalho do capacitor que está ligado ao ânodo do diodo da fonte. Geralmente é usado um capacitor com +/- 50% acima do valor da fonte.

Coloque a ponta vermelha do multímetro no lado positivo do capacitor e a ponta preta no negativo.

Agora você deve inverter as pontas, ou seja, colocar a ponta preta no positivo do capacitor e a ponta vermelha no negativo. Desta vez a resistência deverá ser bem mais alta que da primeira vez. Se a resistência estiver igual quando você inverter as pontas, então com certeza existe um curto nessa linha.

A razão do curto pode ser o próprio diodo em curto ou ainda a carga que o mesmo alimenta. Por exemplo, se esta for a fonte que alimenta o circuito horizontal, então o curto pode ser o transistor de saída horizontal. Ou ainda no FET que geralmente existe entre a fonte e flyback na maioria dos monitores modernos.

Muitos desses FETs tem o supridouro ligado à massa, então um curto no mesmo pode bloquear a fonte.

Se você encontrar resistência baixa de um lado e resistência alta de outro lado, então provavelmente esta fonte está OK ou pelo menos não existe um curto aparente.
Teste então as outras fontes, sempre observando o valor dos capacitores e sempre dando preferência para as fontes mais altas. Um detalhe importante e que deve ser observado é a fonte do filamento.

Geralmente essa fonte é filtrada por um capacitor de 1000uF x 16V. Quando você medir resistência em cima desse capacitor, irá encontrá-la baixa dos dois lados, isso se deve ao fato dessa fonte alimentar diretamente o filamento. Para tirar a dúvida, ao medir essa fonte você deverá retirar o soquete do tubo. Se o curto continuar, então o problema está nessa fonte.

Checando componentes do primário e controle da fonte
Se o monitor trabalha com acoplador ótico verifique se o lado do transistor do mesmo está em curto. Para isso basta medir o lado que vai ao primário na escala ôhmica.
Se isso não resolver o problema, verifique os pequenos diodos que estão no primário da fonte.

Por fim troque os eletrolíticos de pequeno valor que estão no primário da fonte (entre 1u e 220uF).

Um comentário:

  1. tenho um monitor lg mod t17lgg-o o mesmo usa uma saida horizontal num. Q5804 queria saber a equivalencia deste transistor se puder des de ja muito obrigado

    ResponderExcluir