sábado, 6 de setembro de 2008

CÁLCULO DAS DIMENSÕES DE UMA CAIXA ACÚSTICA

O cálculo das dimensões de uma caixa acústica é muito simples. Há vários formatos de caixa, sendo cada um deles utilizados em casos específicos. As mais comuns são as caixas:
• Retangular
•Trapezoidal
•Cilíndrica
•"Band-Pass"

Abaixo estãos os formatos e suas respectivas fórmulas de cálculo.



Caixa Retangular


Retangular é o formato mais conhecido e utilizado nos projetos de Caixas Acústicas. As dimensões podem ser calculadas da seguinte forma:

Caixa Trapezoidal

Trapezoidal é um formato muito conhecido por aqueles que trabalham com Som Automotivo, pois este tipo de caixa é muito utilizado nos carros, caminhonetes e vans. Este é similar ao formato retangular, exceto um lado que é inclinado. As dimensões podem ser calculadas da seguinte forma:



Cilíndrico (Tipo Bazooca)

Cilíndrico é um formato também muito conhecido e utilizado, devido a sua praticidade de manuseio e construção. É um formato bastante simples, pois apresenta apenas duas dimensões. As dimensões desta caixa podem ser calculadas da seguinte forma:



Band-Pass

Uma caixa Band-Pass possui dois volumes distintos, com o alto-falante montado na parede que os dividi. O volume Vb1 corresponde a câmara traseira, esta que controla o limite inferior da resposta de frequência da caixa . O Vb2 corresponde a câmara frontal, a qual controla o limite superior da reposta de frequência da caixa. O duto estará sempre na câmara Vb2. Esta caixa pode ser calculada da seguinte forma:

Câmara Traseira

Câmara Frontal




Um comentário: