sexta-feira, 27 de junho de 2008

PARA QUE SERVE O ALTO-FALANTE? Parte1

Para que serve o Alto-Falante?
O que é som, intensidade, tom,timbre?
Estas e outras respostas você encontra neste trabalho sobre alto-falantes.




1. PARA QUE SERVE O ALTO-FALANTE?
A primeira pergunta que surge quando iniciamos um estudo sobre alto-falantes é:


Para que serve o falante?


O alto-falante serve para transmitir uma mensagem, seja ela um discurso, uma música, um alarme, etc. Quando alguém quer falar ou tocar um instrumento musical para um grupo grande de pessoas, precisa amplificar o som original. Quando queremos ouvir um disco ou uma fita, precisamos transformar o sinal codificado em som. Para isso, fazemos uso de amplificadores que amplificarão o sinal elétrico gerado pela voz, instrumento musical ou disco, e de alto-falantes que transformarão o sinal elétrico em som.
Portanto, o falante serve para transformar um sinal elétrico em pressão sonora. Ele é chamado de Transdutor ou Conversor. Um Transdutor é um dispositivo que converte um tipo de energia em outro. O falante converte energia elétrica em energia mecânica, que depois é convertida em energia sonora. É claro que todas essas conversões têm um preço: a energia vai sendo gasta pelo caminho e no máximo 5% da energia elétrica aplicada é convertida em som.

Logo:
FUNÇÃO DO FALANTE: TRANSMITIR UMA MENSAGEM, TRANSFORMANDO UM SINAL ELÉTRICO EM SOM.

Veremos ao longo do curso que não existem falantes bons ou ruins, e sim falantes apropriados para a aplicação que você escolheu. É preciso saber que o alto-falante é um componente, ou seja, ele faz parte de um sistema, nunca funcionará sozinho. Se o sistema de som precisa de graves, farei um alto-falante que "responda" bem em graves, e assim por diante. Para cada aplicação teremos um tipo de falante. Seu projeto e fabricação devem atender as especificações de cada aplicação.
No caso da Selenium, temos as seguintes aplicações:

1) PA (Public Address):
São alto-falantes apropriados para sonorizar shows e eventos. Os trios elétricos, empresas de som profissional que alugam sistemas de som para os shows, etc, utilizam estes falantes. São falantes que suportam grande potência e possuem alta sensibilidade (grande volume de som).

2) AMBIENTAL:
São alto-falantes de alta fidelidade, utilizados em sistemas de som residencial ou de sonorização de pequenos ambientes.

3) AUTOMOTIVA:
São falantes para os automóveis. Podem ser vendidos no comércio, ou diretamente para a indústria (OEM).
Para cada aplicação, teremos um tipo de falante. No caso de falante para sonorização de grandes eventos, por exemplo, ele deve ter alta sensibilidade. Na linha automotiva, teremos alto-falantes que funcionam condições adversas como: alta temperatura, ruídos externos, etc. Tudo isso deve ser pensado na hora do projeto do falante.
Aprenderemos neste curso um pouco sobre o que é o som (que é na verdade nosso produto final) e como podemos reproduzi-lo através do alto-falante. Veremos como funciona o alto-falante, ou seja, como a energia elétrica é transformada em energia sonora. Falaremos também sobre as principais especificações técnicas do alto-falante (impedância nominal, sensibilidade, resposta em freqüência e potência) e suas relações com o amplificador e o tipo de som que o cliente deseja.


VOLTAR

3 comentários:

  1. eu tenho um amplificador,e pergunto,maior o falante,maior o som da guitarra

    ResponderExcluir
  2. VOU COMEÇCR A TRABALHAR NUMA LOJA DE AUTO FALANTE E ESTAVA EM DÚVIDA SOBRE ELES, MAS AGORA COM ESTE TEXTO ESTOU MAIS ESCLARECIDO,PORÉM GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PRODUTO
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  3. tenho um receiver Teac mod 790AG com 100 watts por canal.Qual caixa acústica devo usar?

    ResponderExcluir