sexta-feira, 27 de junho de 2008

PARA QUE SERVE O ALTO-FALANTE? Parte 4

4. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
Veremos neste tópico quais são as principais especificações técnicas do falante: impedância nominal, resposta de freqüência, sensibilidade e potência. Estas são as especificações que permitem ao cliente escolher qual o falante ideal para as suas necessidades. Devemos, porém, ter uma visão ampliada disso: quais são as especificações técnicas que o cliente (que possui um determinado amplificador e quer um determinado tipo de som) precisa? Para tanto, daremos um enfoque nas especificações do falante baseado no amplificador e no tipo de som desejado.

4.1 IMPEDÂNCIA NOMINAL:
O que é impedância? Como o nome mesmo diz, a impedância impede alguma coisa. A resistência elétrica é um tipo de impedância, ela dificulta a passagem da corrente elétrica. No caso do alto-falante, existe a resistência elétrica da bobina, mas também existem outros tipos de impedâncias: para o cone se deslocar existem a compliância da aranha e da suspensão (impedância mecânica) e do ar (impedância acústica) ao movimento. A impedância total, soma de todas estas impedâncias, varia quando variamos a freqüência no falante.
Quando variamos a freqüência, a impedância total do falante, vista nos terminais da bobina cresce, passa por um pico e depois cai até um valor mínimo. Daí em diante ela vai crescendo novamente bem devagar. Este valor mínimo, depois do pico, será a impedância nominal do falante.
Para os alto-falantes do comércio o valor da impedância está normalizado em 2, 4, 6, 8, 16 Ohms, etc. Quando medimos a impedância nominal, variando a freqüência, devemos arredondar o valor obtido. Por exemplo: 5,75 Ohms dará uma impedância de 6 Ohms.
Estes valores são tabelados (ou normatizados) por causa dos aparelhos eletrônicos (amplificadores) onde serão ligados os falantes. Deve haver uma compatibilidade entre a impedância nominal do falante e a impedância mínima na saída do amplificador.

4.2. SENSIBILIDADE:
A Sensibilidade é uma média do volume do som que o alto-falante reproduz dentro da sua resposta em freqüência. Ela é medida a 1 metro de distância do falante que está recebendo 1 Watt de potência. A sensibilidade é medida em dB @ W @ m.
Quanto maior a força do falante (que depende do campo magnético no gap e da bobina), maior a sensibilidade.
A sensibilidade indica o volume do som do falante. Se um falante possui uma sensibilidade maior que o outro, com uma tensão menor conseguiremos o mesmo volume de som e, por conseqüência, podemos utilizar um amplificador de menor potência. Portanto, desejamos sempre aumentar a sensibilidade do falante.

4.3. RESPOSTA DE FREQUÊNCIA:
A Resposta de freqüência é a faixa de freqüência onde o alto-falante melhor reproduz o som. Para se determinar a Resposta de Freqüência teremos que:
1. Na curva de resposta do alto-falante determinar a sensibilidade.
2. Subtrair 10 dB do valor da sensibilidade.
3. Determinar as freqüências inicial e final na curva de resposta onde o SPL tem o valor achado acima (sensibilidade a – 10dB).
4. A Resposta de freqüência irá da freqüência mais baixa até a mais alta, encontradas acima.
Cada tipo de alto-falante exibe uma determinada resposta de freqüência: –Subwoofers: 20 a 100Hz (baixa freqüência)
–Woofers 50 a 3500Hz (baixas e médias freqüências)
–Mid-Bass: 100 a 500Hz (média-baixas freqüências)
–Mid-Range: 500 a 5kHz (médias freqüências)
–Tweeters: 2k a 20kHz (altas freqüências)
Se quisermos um falante para voz, devemos escolher um com resposta de freqüência de 500 a 2000 Hz (tons médios), por exemplo.

4.4. POTÊNCIA:
A Potência do alto-falante indica o maior valor que o produto corrente elétrica alternada vezes a tensão elétrica alternada pode atingir antes da bobina queimar.
Em nossos catálogos existem dois tipos de potência indicados: Potência NBR 10303, e Potência Musical.


Potência RMS: potência elétrica máxima que o alto-falante agüenta (ante da bobina queimar) quando aplicamos um Ruído Rosa. O teste que determina a potência RMS é normatizado pela ABNT (norma NBR 10303) e todos os fabricantes nacionais têm que seguir a norma. Ruído Rosa é um sinal com todas as freqüências misturadas, porém com o mesmo valor de energia por oitava. No teste o ruído rosa passa por um filtro que é determinado pela norma da ABNT.

Potência Musical: é a potência máxima que o alto-falante deve suportar com programa musical, admitindo uma distorção máxima de 5% no amplificador, por tempo indeterminado. No caso da Selenium, é a potência do nosso chamado teste de vida.
Neste teste, é utilizado um programa musical (rádio ou CD) com em torno de 2 vezes a potência RMS aplicada no falante durante 100 horas ininterruptas. Após as 100h, o falante deve estar em perfeito estado elétrico e mecânico.
Existe no mercado uma certa confusão a respeito da potência do falante. Precisamos saber distinguir entre potência elétrica e potência sonora. Potência elétrica é esta que vimos acima, ou seja, é a potência que o falante pode suportar sem se queimar. Já potência sonora é a potência que o falante consegue emitir em forma de som. Esta potência está relacionada com a eficiência do falante e depende de uma série de fatores. Um alto-falante com grande eficiência terá alta sensibilidade e potência sonora, mas não precisa necessariamente ter uma grande potência elétrica. Podemos ter dois falantes: um com potência RMS de 300W e sensibilidade de 89dB e outro com potência elétrica RMS de 200W e sensibilidade de 92dB. Se aplicarmos 200W no segundo, devemos aplicar 400W no primeiro (que se queimará!) para que os dois tenham mesma potência sonora.


3dB = 2 x Potência RMS = 2 alto-falantes

Por isso, a relação entre a potência elétrica do amplificador e a sensibilidade do altofalante é de suma importância. Na verdade, no sistema amplificador + caixa + falante estamos interessados é no som que este sistema pode produzir. Devemos ter uma noção clara de qual o uso que o cliente vai fazer deste sistema.
É preciso ficar bem clara a relação entre potência do amplificador e potência e sensibilidade do sistema falante + caixa. Na verdade não é o cliente que deve determinar qual a potência e sensibilidade do falante, e sim o seu amplificador e o som que ele deseja "vender".


VOLTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário