PARA QUE SERVE O ALTO-FALANTE? Parte 3

3. ALTO-FALANTES:
3.1. COMPONENTES E FUNCIONAMENTO DO FALANTE:

Para entender o funcionamento do alto-falante, estudaremos cada parte do mesmo. O objetivo do alto-falante é transformar um sinal elétrico (aplicado no terminal) em som (ondas sonoras). Veremos agora como é feita está transformação analisando a função de cada componente.
A) Conjunto Magnético:
O conjunto magnético é formado por:
• Placas Polares: arruela aberta e arruela fechada
• Entre-ferro
• Ímã.
• Peça Polar (entre-ferro+ arruela fechada)
As arruelas fechada e aberta, o entre-ferro, assim como a peça polar é de ferro doce.
O ímã geralmente é de ferrite de bário, um material que depois de magnetizado, forma um campo magnético em volta de si mesmo. É este campo que atrai metais ferrosos para junto do imã. Todas as partes são coladas conforme a figura abaixo:





O gap é a região entre a arruela aberta e o entre-ferro. Quando o conjunto é magnetizado, forma-se um campo magnético constante no gap. Sua direção é paralela à arruela. Este campo é que dará força ao alto-falante.
A geometria do conjunto magnético foi escolhida de forma a formar uma região (onde será colocada a bobina) com campo magnético constante e intenso (gap).


Concluindo:

FUNÇÃO DO CONJUNTO MAGNÉTICO: FORMAR UM CAMPO MAGNÉTICONA REGIÃO DO GAP.


B) Conjunto Carcaça:
É formado pela carcaça, pela guarnição e pelos terminais.
A função da carcaça é sustentar o conj. móvel e o conj. magnético sem interferir na produção do som. Deve ser feito de material rígido (aço, alumínio ou plásticos) e deve sofrer tratamentos anti-corrosivos para suportar várias condições ambientais.
Os terminais são os contatos por onde são ligados os fios dos aparelhos eletrônicos.


C) Conjunto Móvel:
O conjunto móvel é formado por:
-Bobina
-Cone
-Cordoalhas
-Suspensão (ou borda)
-Aranha (ou centragem)
-Calota (ou protetor de pó)


A primeira conversão de energia (elétrica em mecânica) ocorre quando colocamos a bobina móvel no gap e aplicamos uma tensão elétrica alternada nos terminais.
Quando a corrente elétrica alternada passa pelo fio da bobina que está imersa no campo magnético, surge uma força eletromagnética. Esta força é perpendicular ao campo e ao fio da bobina e, portanto, movimentará a bobina para cima ou para baixo.
Ela depende do valor do campo no gap e do comprimento do fio dentro dele.
A bobina irá para cima ou para baixo com a mesma freqüência da corrente alternada aplicada. Por exemplo: se a corrente é de 1000Hz, a bobina irá para cima e para baixo 1000 vezes por segundo.
A bobina é colada ao cone, portanto ele se movimentará junto com a bobina (na mesma freqüência da corrente aplicada). Porém, se não existisse a suspensão e a aranha (que estão coladas no cone e na carcaça) quando aplicássemos uma grande tensão elétrica nos terminais, a bobina iria para cima e sairia do conjunto magnético. Mas com a aranha e a suspensão, o cone volta para baixo. Elas funcionam como a "mola" do alto-falante.
Além disso, centralizam a bobina dentro do gap.
O cone seguirá o movimento da bobina (para cima e para baixo) com a mesma freqüência da corrente alternada aplicada. Quando o cone se desloca, ou seja, vibra para frente e para trás, ele movimenta o ar que está na sua frente criando uma região de compressão (quando ele vai para frente) e de rarefação (quando vai para trás).
Deste movimento, forma-se uma onda sonora (o som) que chega aos nossos ouvidos. A freqüência da onda sonora será a mesma da corrente alternada que movimenta o cone.

A calota protege a bobina e a região do gap. Junto com o cone, movimenta o ar na sua frente, portanto ela também influenciará a resposta do falante.
Resumindo, temos:


BOBINA: É ONDE APLICAMOS A TENSÃO ELÉTRICA. JUNTO COM O CAMPO MAGNÉTICO NO GAP, GERA A FORÇA QUE MOVIMENTA O CONJUNTO MÓVEL.


ARANHA E SUSPENSÃO: SÃO AS MOLAS DO ALTO-FALANTE.
CENTRALIZAM A BOBINA NO GAP.


CONE: MOVIMENTA O AR FORMANDO AS ONDAS SONORAS.

CALOTA: PROTEGE O GAP E A BOBINA. PRODUZ SOM JUNTO COM O CONE.

VOLTAR

Comentários

  1. a ARUELA ARBERTA E FECHADA TEM QUE SE DE FERRO, NAO PODE SE DE ALUMINIUM NAO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Simbologia eletrônica

Modo de Serviço de TV Semp Toshiba

Modo de Serviço de TV Sony