RÁDIO GRAVADOR MONO

Abaixo vemos um rádio gravador AM/FM mono importado destacando seus circuitos na placa:

Clique na imagem para ampliar


Áudio - Nestes rádios portáteis, o áudio fica dentro de um CI, geralmente de 16 terminais, o qual podemos chamá-lo de "faz tudo", uma vez que boa parte das etapas estão dentro dele. Na etapa de áudio temos poucos capacitores eletrolíticos fora do CI. Entre eles o que fica em série com o falante.

FI - Está dentro do CI. Fora dele encontramos as poucas bobinas de FI de AM (amarela e branca) e de FM (azul, laranja ou rosa). Os demoduladores também estão no CI.

Sintonia de FM - Encontramos dois transístores perto do variável (amplificador de RF e osc./misturador). Neste rádio (assim como nos mais "vagabundos") há apenas um transístor na sintonia de FM (o osc./misturador). As bobinas osciladora e de antena são as menores bobinas perto do variável com uma cola entre as espiras.

Sintonia de AM - Encontramos a bobina de antena (ferrite) e osciladora (vermelha). O osc./misturador de AM está no CI. O rádio acima tem uma bobina osciladora azul para ondas curtas.

Circuito do gravador e toca-fitas - Achamos a chave de gravação/reprodução acoplada na tecla REC do mecanismo. Ao lado desta chave encontramos os dois ou três transístores amplificadores do cabeçote.Tem rádios que este circuito está num CI .

Fonte - Achamos o transformador da fonte. Seguindo os fios encontramos na placa dois ou quatro diodos retificadores. O capacitor de filtro é o maior eletrolítico do rádio.

Voltar

Fonte: Burgoseletrônica

Comentários

  1. Olá amigo!
    Sua orientação foi muito útil, já que, eu tenho aqui um rádio cassete antigo, idêntico a esse desta sua foto. Como ele tem um grande valor sentimental para mim eu estou empenhado em faze-lo ficar como novo...Se é que isto seja possível. O AM dele está bom, o FM tá mudo o toca fitas tá só fazendo ruídos e não roda a fita. gostaria do esquema,mas não encontrei. Ele é da Eltec corporation marca PAXONY PLN 600A se vc conseguir algo por favor envieme informações. muito obrigado! JLuiz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Simbologia eletrônica

Modo de Serviço de TV Semp Toshiba

Modo de Serviço de TV Sony