CIRCUITOS DOS RÁDIOS AM/FM

A função de um rádio é receber os sinais das emissoras na sua antena, selecionar um deles, amplificar e reproduzir no alto falante (ou alto falantes). Nesta parte da página ensinarei ao visitante como funcionam os circuitos dos rádios AM e FM, tanto aqueles que ainda usam transístores como os que usam CIs. Um rádio é formado pelos seguintes circuitos: sintonia, etapa de FI e detetor e áudio. Abaixo vemos o esquema em blocos de um rádio AM/FM. Clique em cada um deles para ir à página onde está a explicação do funcionamento do mesmo:

Clique na imagem para ampliar


Antena de FM - Recebe os sinais das emissoras de FM (frequência modulada). As emissoras de FM ocupam uma faixa de 88 a 108 MHz e como elas chegam como ondas eletromagnéticas em linha reta, a antena deste rádio é do tipo telescópica. Observe como no FM, a frequência do sinal da emissora varia constantemente de acordo com o áudio da modulação.

Antena de AM - Recebe os sinais das emissoras de AM (amplitude modulada). As emissoras de AM de ondas médias (há também as de ondas curtas) ocupam uma faixa de 530 a 1650 kHz. Estas chegam no rádio vindas de cima. A antena do AM de alguns tipos de rádio é um bastão de ferrite dentro do mesmo. Em outros rádios a antena de AM é externa.Observe como no AM, a amplitude do sinal da emissora varia constantemente de acordo com o áudio da modulação.

Circuitos de sintonia de AM e FM - Tem a função de sintonizar uma das rádios vindas da antena e transformar o sinal de radiofrequência (RF) dela num outro sinal chamado frequência intermediária (FI). Assim o rádio pode trabalhar sempre com a mesma frequência após a sintonia e amplificar todas por igual. O sinal de FI contém o áudio da emissora da mesma forma que o sinal de RF.

FI e detetor (ou demodulador) - Amplifica a FI e o detetor separa o áudio da FI. O circuito detetor de AM é diferente do FM.

Áudio - Amplifica o áudio tanto do rádio AM como do FM para que o mesmo tenha potência suficiente para produzir som no falante.

Voltar

Fonte: Burgoseletrônica

Comentários

  1. Tenho um nacional 3x1 você tem Que ficar acertando a sintonia constante pois foge e o am não funciona

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Simbologia eletrônica

Modo de Serviço de TV Semp Toshiba

Modo de Serviço de TV Sony