terça-feira, 5 de agosto de 2008

RÁDIO GRAVADOR MONO

Abaixo vemos um rádio gravador AM/FM mono importado destacando seus circuitos na placa:

Clique na imagem para ampliar


Áudio - Nestes rádios portáteis, o áudio fica dentro de um CI, geralmente de 16 terminais, o qual podemos chamá-lo de "faz tudo", uma vez que boa parte das etapas estão dentro dele. Na etapa de áudio temos poucos capacitores eletrolíticos fora do CI. Entre eles o que fica em série com o falante.

FI - Está dentro do CI. Fora dele encontramos as poucas bobinas de FI de AM (amarela e branca) e de FM (azul, laranja ou rosa). Os demoduladores também estão no CI.

Sintonia de FM - Encontramos dois transístores perto do variável (amplificador de RF e osc./misturador). Neste rádio (assim como nos mais "vagabundos") há apenas um transístor na sintonia de FM (o osc./misturador). As bobinas osciladora e de antena são as menores bobinas perto do variável com uma cola entre as espiras.

Sintonia de AM - Encontramos a bobina de antena (ferrite) e osciladora (vermelha). O osc./misturador de AM está no CI. O rádio acima tem uma bobina osciladora azul para ondas curtas.

Circuito do gravador e toca-fitas - Achamos a chave de gravação/reprodução acoplada na tecla REC do mecanismo. Ao lado desta chave encontramos os dois ou três transístores amplificadores do cabeçote.Tem rádios que este circuito está num CI .

Fonte - Achamos o transformador da fonte. Seguindo os fios encontramos na placa dois ou quatro diodos retificadores. O capacitor de filtro é o maior eletrolítico do rádio.

Voltar

Fonte: Burgoseletrônica

Um comentário:

  1. Olá amigo!
    Sua orientação foi muito útil, já que, eu tenho aqui um rádio cassete antigo, idêntico a esse desta sua foto. Como ele tem um grande valor sentimental para mim eu estou empenhado em faze-lo ficar como novo...Se é que isto seja possível. O AM dele está bom, o FM tá mudo o toca fitas tá só fazendo ruídos e não roda a fita. gostaria do esquema,mas não encontrei. Ele é da Eltec corporation marca PAXONY PLN 600A se vc conseguir algo por favor envieme informações. muito obrigado! JLuiz.

    ResponderExcluir