terça-feira, 5 de agosto de 2008

RÁDIO AM/FM ESTÉREO COM CI

Abaixo vemos a placa de um radio estéreo da "audiostar":

Clique na imagem para ampliar


CI de áudio - Este CI está num dissipador de calor porque o mesmo esquenta muito. Em volta dele temos muitos capacitores eletrolíticos, inclusive os três maiores (dois de acoplamento dos falantes e um de filtro principal)

CI decodificador estéreo - Este CI separa os dois sinais de áudio (esquerdo - L e direito - R) transmitido pelas emissoras de FM. Pode ser um CI com uma ou duas fileiras de terminais. Bem perto deve há um trimpot para calibrá-lo e em volta dele há vários capacitores eletrolíticos.

CI de FI - Tem as bobinas de FI e detetoras de AM e FM em volta e perto dele. Nesta etapa também encontraremos o filtro de cerâmica de FM e em alguns rádios, um filtro de cerâmica para AM parecido com uma "caixinha" amarela. no rádio acima também há um transístor de FI fora do integrado.

Sintonia de FM - Encontramos os transístores em volta do variável e as pequenas bobinas (antena e osciladora).

Sintonia de AM - Neste rádio encontraremos um transístor amplificador de RF para AM perto do variável. A bobina osciladora é a vermelha e a de antena é bem parecida com as bobinas de FI, já que o rádio de carro não tem o bastão de ferrite e usa a antena telescópica para receber os sinais de AM.

Voltar

Fonte: Burgoseletrônica

2 comentários:

  1. Porque será que ninguém usou de perspicácia e começou à produzir receptores de radio AM STEREO?
    Nos Estados Unidos, as emissoras AM transmitem em <> há anos, e no Brasil já temos algumas emissoras com sinal <>.
    Em Jaraguá do Sul - SC TEM AM STEREO.
    Mas ninguém se dispôs à nem mesmo importar receptores de sinal STEREO em AMPLITUDE MODULADA. Uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras de Esdras, aqui em jaboatão dos Guararapes sintonizo a rádio guarany am-estéreo, mas não possuo receptor am-cquam(padrão do am-estéreo). É uma pena!

    ResponderExcluir