RÁDIO AM/FM MONO COM TRANSÍSTORES
Clique na imagem para ampliar
Áudio - Nestes rádios portáteis, o áudio fica dentro de um CI, geralmente de 16 terminais, o qual podemos chamá-lo de "faz tudo", uma vez que boa parte das etapas estão dentro dele. Na etapa de áudio temos poucos capacitores eletrolíticos fora do CI. Entre eles o que fica em série com o falante.
FI - Está dentro do CI. Fora dele encontramos as poucas bobinas de FI de AM (amarela e branca) e de FM (azul, laranja ou rosa). Os demoduladores também estão no CI.
Sintonia de FM - Encontramos dois transístores perto do variável (amplificador de RF e osc./misturador). Neste rádio (assim como nos mais "vagabundos") há apenas um transístor na sintonia de FM (o osc./misturador). As bobinas osciladora e de antena são as menores bobinas perto do variável com uma cola entre as espiras.
Sintonia de AM - Encontramos a bobina de antena (ferrite) e osciladora (vermelha). O osc./misturador de AM está no CI. O rádio acima tem uma bobina osciladora azul para ondas curtas.
Circuito do gravador e toca-fitas - Achamos a chave de gravação/reprodução acoplada na tecla REC do mecanismo. Ao lado desta chave encontramos os dois ou três transístores amplificadores do cabeçote.Tem rádios que este circuito está num CI .
Fonte - Achamos o transformador da fonte. Seguindo os fios encontramos na placa dois ou quatro diodos retificadores. O capacitor de filtro é o maior eletrolítico do rádio.
Voltar
Fonte: Burgoseletrônica
Comentários
Postar um comentário