sexta-feira, 27 de junho de 2008

PARA QUE SERVE O ALTO-FALANTE? Parte 3

3. ALTO-FALANTES:
3.1. COMPONENTES E FUNCIONAMENTO DO FALANTE:

Para entender o funcionamento do alto-falante, estudaremos cada parte do mesmo. O objetivo do alto-falante é transformar um sinal elétrico (aplicado no terminal) em som (ondas sonoras). Veremos agora como é feita está transformação analisando a função de cada componente.
A) Conjunto Magnético:
O conjunto magnético é formado por:
• Placas Polares: arruela aberta e arruela fechada
• Entre-ferro
• Ímã.
• Peça Polar (entre-ferro+ arruela fechada)
As arruelas fechada e aberta, o entre-ferro, assim como a peça polar é de ferro doce.
O ímã geralmente é de ferrite de bário, um material que depois de magnetizado, forma um campo magnético em volta de si mesmo. É este campo que atrai metais ferrosos para junto do imã. Todas as partes são coladas conforme a figura abaixo:





O gap é a região entre a arruela aberta e o entre-ferro. Quando o conjunto é magnetizado, forma-se um campo magnético constante no gap. Sua direção é paralela à arruela. Este campo é que dará força ao alto-falante.
A geometria do conjunto magnético foi escolhida de forma a formar uma região (onde será colocada a bobina) com campo magnético constante e intenso (gap).


Concluindo:

FUNÇÃO DO CONJUNTO MAGNÉTICO: FORMAR UM CAMPO MAGNÉTICONA REGIÃO DO GAP.


B) Conjunto Carcaça:
É formado pela carcaça, pela guarnição e pelos terminais.
A função da carcaça é sustentar o conj. móvel e o conj. magnético sem interferir na produção do som. Deve ser feito de material rígido (aço, alumínio ou plásticos) e deve sofrer tratamentos anti-corrosivos para suportar várias condições ambientais.
Os terminais são os contatos por onde são ligados os fios dos aparelhos eletrônicos.


C) Conjunto Móvel:
O conjunto móvel é formado por:
-Bobina
-Cone
-Cordoalhas
-Suspensão (ou borda)
-Aranha (ou centragem)
-Calota (ou protetor de pó)


A primeira conversão de energia (elétrica em mecânica) ocorre quando colocamos a bobina móvel no gap e aplicamos uma tensão elétrica alternada nos terminais.
Quando a corrente elétrica alternada passa pelo fio da bobina que está imersa no campo magnético, surge uma força eletromagnética. Esta força é perpendicular ao campo e ao fio da bobina e, portanto, movimentará a bobina para cima ou para baixo.
Ela depende do valor do campo no gap e do comprimento do fio dentro dele.
A bobina irá para cima ou para baixo com a mesma freqüência da corrente alternada aplicada. Por exemplo: se a corrente é de 1000Hz, a bobina irá para cima e para baixo 1000 vezes por segundo.
A bobina é colada ao cone, portanto ele se movimentará junto com a bobina (na mesma freqüência da corrente aplicada). Porém, se não existisse a suspensão e a aranha (que estão coladas no cone e na carcaça) quando aplicássemos uma grande tensão elétrica nos terminais, a bobina iria para cima e sairia do conjunto magnético. Mas com a aranha e a suspensão, o cone volta para baixo. Elas funcionam como a "mola" do alto-falante.
Além disso, centralizam a bobina dentro do gap.
O cone seguirá o movimento da bobina (para cima e para baixo) com a mesma freqüência da corrente alternada aplicada. Quando o cone se desloca, ou seja, vibra para frente e para trás, ele movimenta o ar que está na sua frente criando uma região de compressão (quando ele vai para frente) e de rarefação (quando vai para trás).
Deste movimento, forma-se uma onda sonora (o som) que chega aos nossos ouvidos. A freqüência da onda sonora será a mesma da corrente alternada que movimenta o cone.

A calota protege a bobina e a região do gap. Junto com o cone, movimenta o ar na sua frente, portanto ela também influenciará a resposta do falante.
Resumindo, temos:


BOBINA: É ONDE APLICAMOS A TENSÃO ELÉTRICA. JUNTO COM O CAMPO MAGNÉTICO NO GAP, GERA A FORÇA QUE MOVIMENTA O CONJUNTO MÓVEL.


ARANHA E SUSPENSÃO: SÃO AS MOLAS DO ALTO-FALANTE.
CENTRALIZAM A BOBINA NO GAP.


CONE: MOVIMENTA O AR FORMANDO AS ONDAS SONORAS.

CALOTA: PROTEGE O GAP E A BOBINA. PRODUZ SOM JUNTO COM O CONE.

VOLTAR

Um comentário:

  1. a ARUELA ARBERTA E FECHADA TEM QUE SE DE FERRO, NAO PODE SE DE ALUMINIUM NAO.

    ResponderExcluir