segunda-feira, 14 de abril de 2008

Tente recuperar seus píxels 'mortos'

A popularização dos monitores LCD, que ocupam menos espaço, consomem menos energia e desgastam menos nossa vista, trouxe problemas que não eram conhecidos pelos donos de monitores CRT (tubo de raios catódicos).

Muitos compradores se decepcionaram ao chegarem em casa e descobrirem que o monitor, mesmo novo, veio com um ou mais píxels defeituosos. Outros, depois de um tempo de uso, também notam o mesmo fato.

O que todo mundo diz por aí é que seu monitor está com píxels mortos ou, mais conhecido em Inglês como "Dead Pixels". Na verdade, o correto não é dizer píxel morto e sim píxel defeituoso, isso porque o píxel pode realmente estar morto, ou seja, desligado, porém, pode também estar ligado mas não estar se comportando da maneira esperada.

Píxels mortos são os defeituosos que não possuem luminosidade, ou seja, como se estivessem desligados. São vistos normalmente em telas brancas justamente pela falta de luz, acabam aparecendo como pontos pretos na tela.

Existem também os píxels que ficam permanentemente ligados. Estes normalmente se comportam de maneira inversa dos mortos. São brancos e normalmente são notados quando a imagem de fundo é preta. Em Inglês são conhecidos como "hot pixels".

Além dos dois citados acima, também temos o píxel preso, que é aquele que fica com determinada cor e não alterna. Eles são vistos normalmente em imagens pretas e são mais comuns se prenderem nas cores vermelha, verde ou azul.

Caso no seu monitor LCD você tenha píxels presos, é possível tentar desprendê-los. A principal técnica é ter uma imagem que alterne cores rapidamente. O site http://killdeadpixel.com/ tem uma imagem dessas e ensina o que você deve fazer para tentar "ressucitar" seus píxels.

Basta acessar o site, posicionar a imagem no local onde aparece o píxel preso no seu monitor e deixar ligado por 1 hora. Caso não funcione, o site recomenda usar a versão full screen da imagem e deixar ligado por 12 horas. É claro que não tem nenhuma garantia mas acho que vale a tentativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário