sexta-feira, 18 de abril de 2008

IMPROVISANDO UMA BOBINA DESMAGNETIZADORA

Imagine você no sufoco e de repente pinta na sua oficina um monitor de video que o cliente deixou junto daquela "caixinha de som" de 1000W RMS e ficou todo manchado.
O cliente tá com pressa e com o dinheiro na mão, pois ele precisa do monitor. Aí você pensa: Ah se eu tivesse uma bobina desmagnetizadora eu rapidinho resolveria o problema do meu cliente e o meu também.
Mas isso tem jeito, pegue "emprestado" de um TV grande (acima de 20
polegadas) a sua bobina desmagnetizadora e dobre-a fazendo um "8" e junte os dois círculos que ficaram prendendo com fita isolante.
Como ela não pode ser ligada direto à corrente elétrica da tomada, você deve ligá-la através de uma lâmpada série. É claro que você tem uma lâmpada série na sua oficina, não tem?
Selecione a(s) lâmpada(s) para o melhor rendimento da bobina e para facilitar a operação de desmagnetização, coloque um interruptor em série no circuito como na figura mostrada abaixo.



É claro que se você não tem uma bobina de TV como foi sugerido experimente outra. Eu já testei com uma bobina de um monitor de 14 polegadas com uma lâmpada série de 150W e funcionou perfeitamente.



OBS: Nunca ligue a bobina diretamente na tomada, pois ela vai FRITAR no mesmo instante. E não vá dizer que eu não avisei.

Dica de Jonas Marques

6 comentários:

  1. bacana blz (newhcker.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. gosto muito de alto falante é muito legal trbalhar com este tipo de material!

    ResponderExcluir
  3. O interruptor eh so para bloquear o pico da corrente na bobina, nao eh?

    ResponderExcluir
  4. vou fazer uma e fazer o teste

    ResponderExcluir
  5. ai cara sera que vc poderia me passar algumas figuras para min entender melhor oque devo utilizar se puder obrigado

    ResponderExcluir
  6. E se eu não tiver a lãmpada de 150

    ResponderExcluir