segunda-feira, 21 de abril de 2008

DICAS PARA UM BOM REPARO


Antes de iniciar o reparo de qualquer aparelho, siga as seguintes dicas...

Lembre-se de que um lugar arejado, bem ventilado, bem iluminado, ferramentas adequadas, uma boa bancada de trabalho, tempo disponível e alguns conhecimentos técnicos aliados à algumas informações, já é 50% consertado qualquer aparelho que entre para manutenção.

1) - Conversar com o proprietário do aparelho para colher informações de como a pane ocorreu.
2) - Observar o aparelho quando houver a evidencias de queda, componentes soltos ou faltando, partes carbonizadas ou
deterioradas.
3) - Ao ligar o aparelho, ficar atento se existem componentes superaquecendo, liberando cheiro de queimado ou fumaçando.
4) - Fazer uma medição de componentes a frio, ou seja, com o aparelho desligado. Lembre-se de que a maioria dos
componentes deve ser removida do circuito, para que se possa fazer uma medi- ção correta.
5) - De posse do diagrama fazer medições de tensão dos circuitos.
6) - Uma boa dica é ficar atento aos barulhos, ruídos ou estalidos que vêem do circuito ou estão presentes nos alto-falantes.
Nos cinescópios é possível observar uma falta ou a presença de imagem deformada. Isso ajudará muito para sabermos em que
circuito deve-se trabalhar.
7) - Procure substituir os componentes pelos mesmos originais, quando possível. Caso contrario, usar somente equivalentes. Nas associações de resistores ou capacitores, ficar atento para que a soma total seja exatamente igual ao componente original.
8) - Mantenha uma caderneta ou banco de dados contendo relatórios dos reparos já executados.

Isso poderá ajudar na manutenção de outros aparelhos...


Quando estiver dando manutenção em aparelho de som comum, micro-sistem, radio-gravador e outros aparelhos onde a tensão de isolação do capacitor eletrolítico da fonte não ultrapassar os 40 volts, é obrigatório se colocar um resistor de 4K7 x 5Watts em paralelo com este capacitor, evitando assim curtos acidentais e choques desnecessários a manutenção e não danificando nada no circuito.
O tempo de descarga do capacitor varia de 3 segundos a 8 segundos mais ou menos dependendo da tensão de trabalho do capacitor e também do valor do mesmo.

Quando estiver dando manutenção em aparelho de som profissional onde é usado fonte simétrica e a fonte possuir uma tensão um pouco maior que o normal, é aconselhável se colocar uma lâmpada de 100 Watts x 120 Volts entre os terminais positivo de um e negativo de outro dos capacitores da fonte simétrica fazendo assim com que se descarreguem rápido a sua carga evitando curtos desnecessários, ficando visível quando já se descarregou a fonte.

Amplificadores de potência da marca HOT-SOUND, costumam usar um C.I. digital, o HA 40106 que é uma chave digital / analógica onde ela habilita ou não o sinal de áudio no pré-amplificador, ( proteção ) é bom verificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário