segunda-feira, 14 de abril de 2008

CAPACITORES

Capacitores


Dispositivo ou componente eletrônico, cuja função é armazenar cargas em forma de energia elétrica.
Consiste de dois condutores, chamados de armadura, os quais são colocados lado-a-lado e isolados por um material isolante chamado de dielétrico.
Este componente também é conhecido como condensador e é representado pelo símbolo abaixo.



Seus valores são expressos em Farad ( F ).

O Farad é uma unidade muito grande, por esse motivo os capacitores são representados pelos seus submúltiplos.



Alguns capacitores apresentam uma codificação ou números, um pouco estranha para os técnicos experientes, e muito difícil de compreender, para o técnico novato.

Observe o desenho abaixo.



O valor do capacitor, "B", é de 3300 pF (Picofarad = x10-12 F) ou 3,3 nF ( Nanofarad = x10-9 F ) ou 0,033 µF ( Microfarad = x 10-6 F ). No capacitor "A" , devemos acrescentar mais 4 zeros após ao 1ª e 2ª algarismo. O valor do capacitor, que se lê 104, é de 100000 pF ou 100 nF ou 0,1µ F.


Capacitores usando letras em seus valores.

O desenho a baixo, mostra capacitores que tem os seus valores, impressos em nanofarad (nF) = 10-9F. Quando aparece no capacitor uma letra "n" minúscula, como um dos tipos apresentados a baixo por exemplo: 3n3, significa que este capacitor é de 3,3nF. No exemplo, o "n" minúsculo é colocado ao meio dos números, apenas para economizar uma vírgula e evitar erro de interpretação de seu valor.


Multiplicando-se 3,3 por x10-9 = ( 0,000.000.001 ), teremos 0,000.000.003.3 F. Para se transformar este valor em microfarad, devemos dividir por 10-6 = ( 0,000.001 ), que será igual a 0,0033µF Para voltarmos ao valor em nF , devemos pegar 0,000.000.003.3F e dividir por 10-9 = ( 0,000.000.001 ), o resultado é 3,3nF ou 3n3F.
Para transformar em picofarad, pegamos 0,000.000.003.3F e dividimos por x10-12, resultando 3300pF. Alguns fabricantes fazem capacitores com formatos e valores impressos como os apresentados abaixo. O nosso exemplo, de 3300pF, é o primeiro da fila.



Note nos capacitores seguintes, envolvidos com um círculo azul, o aparecimento de uma letra maiúscula ao lado dos números. Esta letra refere-se a tolerância do capacitor, ou seja, o quanto que o capacitor pode variar de seu valor em uma temperatura padrão de 25° C. A letra "J" significa que este capacitor pode variar até 5% de seu valor, a letra "K" = 10% ou "M" = 20%. Segue na tabela abaixo, os códigos de tolerâncias de capacitância.



Agora, um pouco sobre coeficiente de temperatura "TC", que define a variação da capacitância dentro de uma determinada faixa de temperatura. O "TC" é normalmente expresso em % ou ppm/°C ( partes por milhão / °C ). É usado uma seqüência de letras ou letras e números para representar os coeficientes. Observe o desenho abaixo.



Os capacitores a cima são de coeficiente de temperatura linear e definido, com alta estabilidade de capacitância e perdas mínimas, sendo recomendados para aplicação em circuitos ressonantes, filtros, compensação de temperatura e acoplamento e filtragem em circuitos de RF.

Na tabela abaixo, estão mais alguns coeficientes de temperatura e as tolerâncias que são muito utilizadas por diversos fabricantes de capacitores.



Outra forma de representar coeficientes de temperatura é mostrado abaixo. É usada em capacitores que se caracterizam pela alta capacitância por unidade de volume (dimensões reduzidas) devido a alta constante dielétrica sendo recomendados para aplicação em desacoplamentos, acoplamentos e supressão de interferências em baixas tensões.



Os coeficientes são também representados com seqüências de letras e números como por exemplo : X7R, Y5F e Z5U. Para um capacitor Z5U, a faixa de operação é de +10°C que significa "Temperatura Mínima" e +85°C que significa "Temperatura Máxima" e uma variação de "Máxima de capacitância" , dentro desses limites de temperatura, que não ultrapassa -56%, +22%. Veja as três tabelas abaixo para compreender este exemplo e entender outros coeficientes.




Capacitores de Cerâmica Multicamada


Capacitores de Poliester Metalizado usando código de cores.
A tabela a baixo, mostra como interpretar o código de cores dos capacitores abaixo. No capacitor "A" , as 3 primeiras cores são, laranja, laranja e laranja, correspondem a 33000, equivalendo a 3,3 nF. A cor branca, logo adiante, é referente a 10% de tolerância. E o vermelho, representa a tensão, que é de 250 volts.





Fonte:
http://www.equipetecnica.com.br/capacitor/capacitores.htm








Um comentário:

  1. eu gosto muito de eletronica,com esta apostila irei aprender mais ainda,ass:lukass

    ResponderExcluir