sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Manutenção do Teclado

Primeiros socorros para o teclado

Limpeza geral - O teclado tem uma tendência muito grande de acumular no seu interior, não apenas poeira, mas coisas que você nem imagina. Por exemplo, se você usa barba é possível que dentro do seu teclado exista uma grande quantidade de fios de barba. Também, podemos encontrar insetos mortos, farelos de biscoito, pontas de lápis, farelos de borracha, fios de cabelo, fios de pestanas e sobrancelhas, pedacinhos de papel, grafite de lapiseira, clips de papel, alfinetes...

Para limpar o teclado retire os parafusos existentes na parte de baixo. Dessa forma a tampa superior e a inferior ficarão soltas, podendo ser retiradas, dando acesso à parte eletrônica do teclado. Em muitos teclados você encontrará uma grande placa de circuito impresso onde ficam presas as teclas. Em outros teclados a placa de circuito é pequena, e existem painéis plásticos nos quais existem condutores flexíveis que ligam cada tecla ao circuito eletrônico do teclado. Em alguns teclados a placa de circuito fica aparafusada internamente à tampa inferior. Esses parafusos devem ser também retirados. As tampas do teclado devem ser limpas com perfex. As teclas devem ser removidas, uma a uma. Para soltar uma tecla basta puxá-la para cima. Algumas teclas maiores possuem um pequeno mecanismo constituído de um pino metálico preso a uma guia de plástico, para dar mais firmeza à tecla. Existe uma pequena dificuldade adicional para retirar e colocar essas teclas. Com uma trincha limpamos toda a sujeira existente entre as teclas. Feito isso, podemos usar também o aspirador de pó. As teclas podem ser limpas individualmente, usando uma escova de dentes ou escova de unhas, água e sabão. Veja na figura a quantidade de sujeira acumulada sob as teclas.

Colocam-se novamente as teclas em seus lugares. Para encaixar uma tecla basta apertá-la levemente. A seguir o teclado pode ser fechado e aparafusado.

Tecla com mau contato – Alguns teclados possuem sob suas teclas, pequenos capacitores variáveis sobre uma membrana plástica. Dificilmente apresentam problemas, e limpeza com um pano úmido é todo o que esses teclados requerem.
A figura acima mostra como são formados esses capacitores. As trilhas de circuito da placa formam os terminais do capacitor. Sobre cada um desses circuitos fica apoiada uma pequena peça plástica que se move conforme a tecla é pressionada. Nessa peça plástica (figura abaixo) existe um material que funciona como dielétrico. Quando este material se aproxima do circuito da placa, causa uma variação de capacitância, que é refletida na forma de um pulso de corrente que indica ao microprocessador do teclado que aquela tecla foi pressionada.

Deixe a placa de circuito bem limpa, como mostra a figura abaixo. Use um pano úmido nesta limpeza. Você também pode usar spray limpador de contatos. Se uma tecla estiver falhando, possivelmente melhorará com a limpeza. Se não melhorar, faça a troca da sua peça plástica (figura acima), utilizando a peça de uma tecla que não seja usada.

Muitos teclados possuem, ao invés de uma placa de circuito, três membranas plásticas sobre a qual são depositadas trilhas de circuito impresso flexível. Limpe essas membranas com muito cuidado, usando um pano úmido.
Existem teclados que possuem sob cada tecla, pequenas cápsulas (figura abaixo)que funcionam como capacitores variáveis, mas cujo dielétrico é formado por espuma plástica ou mesmo por peças plásticas. Sujeira no interior dessas cápsulas pode alterar as propriedades desse dielétrico, fazendo com que a tecla fique com mau contato.
Em alguns casos pressionamos a tecla e nenhum caractere é gerado. Em outros casos pressionamos a tecla e dois, três ou até mais caracteres iguais são gerados. Quando isso ocorre devemos tentar recuperar a tecla usando spray limpador de contatos. Usando o pequeno tubo plástico que acompanha este tipo de spray, fazemos a aplicação no interior da cápsula (figura abaixo) e a seguir pressionamos a tecla várias vezes (claro, com o computador desligado) para tentar dissolver a sujeira. É preciso deixar o spray secar, o que pode levar uma hora, já que a cápsula é fechada. Testamos então o funcionamento do teclado. Muitas vezes a tecla problemática ficará recuperada. Se isto não resolver, teremos que fazer um transplante de teclas, como mostraremos mais adiante.

Problemas mais complicados com o teclado

Alguns problemas no teclado são mais complicados, requerendo soldagem, bastante tempo disponível e paciência.

Problemas no cabo – Vimos na seção sobre mau contato em cabos que o cabo do teclado pode partir por excesso de manuseio. Temos então que fazer o reparo do cabo, ou então tentar a sua substituição.

Tecla com mau contato – Normalmente a aplicação de spray limpador de contatos é capaz de recuperar cápsulas de teclas problemáticas. Quando mesmo depois da limpeza a tecla continua com problemas, a solução é substituir a cápsula. Infelizmente é muito difícil aproveitar teclas cápsulas retiradas de outros teclados, já que podemos encontrar cápsulas nos mais variados formatos. A melhor coisa a fazer é usar a cápsula de uma tecla do próprio teclado que estamos tentando consertar. Certas teclas são pouquíssimo utilizadas, algumas nunca chegam a ser pressionadas, como por exemplo:

• Scroll Lock
• Alt na parte direita do teclado
• Control na parte direita do teclado

Essas teclas são "doadoras" de cápsulas em potencial. Podemos retirar a cápsula de uma delas, usando equipamento de soldagem, e instalar no lugar da cápsula problemática.
Apenas por questões de estética, podemos colocar a cápsula defeituosa no lugar da cápsula doadora.

Tecla inoperante – Este problema tem as mesmas soluções usadas para as teclas com mau contato. Primeiro tentamos fazer uma limpeza com spray. Se o problema persistir, devemos fazer a substituição da sua cápsula.

Um comentário:

  1. Me desculpe, não é sobre esse topico, gostaria de saber se vc tem os valores do menu de serviço do televisor Philips 21 modelo 21PT543378/r

    http://eletronicacorrea.blogspot.com/2008/09/auxilio-tcnico-philips-21pt543378r.html

    ResponderExcluir