Manutenção do Mouse

Alguns modelos de mouse são tão baratos que dá vontade de trocar por um novo, outros são tão caros que rezemos para conseguir consertá-los. Mesmo no caso de um mouse barato, podemos passar por situações em que o conserto é necessário. Digamos que você esteja navegando pela Internet em plena madrugada e o mouse fique travado no eixo X. Você provavelmente não vai querer ficar operando só pelo teclado, e nem vai querer esperar até o dia seguinte para comprar um mouse novo. Pelo menos os primeiros socorros você tem que tentar.


Primeiros socorros

A sujeira é a principal causadora de problemas no mouse. Tanto a esfera como os roletes podem ficar impregnados com um aglomerado de partículas de poeira e pequenos pêlos que caem de tecidos, ou até mesmo pêlos humanos. Vejamos o que pode ser feito:

Limpeza da esfera – Quando a esfera está suja, os movimentos do mouse serão erráticos, o seu cursor dará saltos na tela. Abra a parte inferior do mouse e retire a sua esfera. Lave-a com água morna. Se quiser pode usar algum tipo de sabão neutro. Não lave a esfera com detergentes fortes, nem aqueles com amoníaco. Esses detergentes podem reagir com o material da esfera, fazendo com que sua textura seja alterada. A esfera pode passar a não deslizar direito, escorregando ou então travando.

Limpeza dos roletes – Roletes sujos fazem com que o cursor do mouse dê saltos na tela, como se quisesse desobedecer os movimentos do mouse sobre a mesa. O mouse tem três pequenos roletes que tangenciam a esfera. Dois deles são responsáveis por transmitir os movimentos nos sentidos X e Y, o terceiro serve apenas para pressionar a esfera sobre os outros dois roletes. Esses três roletes podem ficar impregnados com sujeira. Podemos removê-la usando uma ponteira de caneta ou outro objeto plástico pontiagudo. Depois de soltar a sujeira, usamos um pincel ou míni aspirador de pó para terminar a remoção.
Observe que para limpar os roletes, não é preciso desmontar o mouse. Basta abrir o compartimento da esfera e já teremos acesso aos roletes. Limpe-os periodicamente, e mantenha limpo o local onde o mouse desliza.

Travamento de eixo – Quando um eixo está travado, o cursor do mouse pode ter seus movimentos inativos no eixo correspondente. Este problema ocorre quando fios de cabelo prendem um ambos os eixos responsáveis pelos movimentos X e Y. Em cada eixo existe uma pequena roda dentada que passa por sensores óticos. Fios de cabelo prendem nessas rodas com facilidade, travando seus movimentos. Devemos utilizar uma pequena tesoura e uma pinça para remover os fios de cabelo.
Limpeza dos sensores óticos – Sujeira nesses sensores também faz com que os movimentos fiquem paralisados em um ou nos dois sentidos. Existem sensores óticos acoplados às rodas dentadas dos eixos X e Y. Sujeira pode obstruir esses sensores, e uma limpeza resolverá o problema. Usamos um pincel ou um aspirador para remover a poeira, e depois aplicamos spray limpador de contatos. Um cotonete com álcool isopropílico também pode ser usado.

Mau contato nos botões – Quando isto ocorre, os cliques do mouse não funcionarão corretamente. Será preciso clicar duas ou mais vezes até funcionar. Abra o mouse e aplique spray limpador de contatos nos seus botões. Espere secar e verifique se o problema ficou resolvido.


Defeitos mais complicados

O mouse pode apresentar alguns defeitos mais difíceis de resolver, já que necessitarão de soldagem. Um deles é o mau contato no cabo, já abordado em uma seção anterior deste capítulo. Em caso de pressa, pode ser mais indicado comprar um mouse novo, e depois consertar o cabo com mais calma. O mesmo podemos dizer sobre o mau contato nos botões. Quando a aplicação de spray não resolve o problema, podemos experimentar fazer um transplante de botões. Quase todos os modelos de mouse possuem três botões, sendo que o botão do meio em geral não é usado. Podemos substituir o botão problemático pelo botão do meio, o que requer solda, ferro de solda, sugador de solda e paciência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simbologia eletrônica

Modo de Serviço de TV Semp Toshiba

Modo de Serviço de TV Sony