segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Principais defeitos no Playstation 1 e PSone

Não é tão difícil de reparar a maioria das falhas comuns com o Playstation, o PSone e o PS2. Provável as falhas mais comuns são problemas do laser, particularmente com o Playstation original e o Playstation 2.

Aviso: Nunca abra o console se você não removeu o cabo de força. Mesmo o botão power desligado ele passa corrente e a fonte estará alimentada.


Playstation e PSone

Sintoma: Não lerá discos, vai à tela de memory card e cd rom.

Problema: Se o console não tiver um modchip instalado é provável que o leitor esteja com defeito. Será necessário fazer uma regulagem ou um recondicionamento (talvez faço um tutorial explicando como fazer). Pode ser necessário também trocar a unidade ótica. Se tiver um modchip instalado é possível que ele esteja com solda fria ou queimado. Remova-o e teste um cd original ou um cd de musica. Se o cd original funcionar ou o cd de musica for para tela de áudio, o defeito estava no modchip. Se ainda não carregará então provavelmente uma falha no laser. Troque-o. Se alguém mexeu no leitor ou no modchip provavelmente tenha danificado a placa principal. O lugar mais provável que tem os danos é entre os pontos de solda, principalmente nos pino 2 e 6 na placa-mãe. Verifique para ver se há componentes danificados, trilhas quebradas ou pedaços de solda perdidos na placa. Em muitos casos pode ser o capacitor de SMD que alguns modelos têm o pino 6 mal soldado ou danificado, provocando a falha. Se for o caso, substitua-o por outro de igual valor. Você pode encontra-los em alguma sucata de playstation.


Sintoma: Só aparece tela preta quando liga o console.

Problema: Muito provável um fusível (SMD) na placa-mãe esteja queimado ou o cristal esteja com solda fria ou solto. Se estiver dando sinal de corte na imagem quando você faz um reset não é o cristal, porque esse corte na imagem indica que o cristal está funcionando. Verifique estes fusíveis (SMD) com um multímetro verificando se há continuidade. Eles sempre vêem com um numero gravado na parte de cima (15, 20, 50...obs: em algumas placas eles são azuis e vem com outra discrições). Eles devem ter resistência zero. Se este não for o caso, substitua com o fusível do mesmo valor ou equivalente. Você pode encontra-los em alguma sucata de playstation.


Sintoma: Controle não funciona.

Problema: Provavelmente e um desses fusíveis SMD aberto. Verifique estes fusíveis (SMD) com um multímetro verificando se há continuidade. Eles sempre vêem com um numero gravado na parte de cima (15, 20,...obs: em algumas placas eles são azuis e vem com outra discrições) e estão sempre próximos ao conector de controles. Eles devem ter resistência zero. Se este não for o caso substituia com o fusível do mesmo valor ou equivalente. Você pode encontra-los em alguma sucata de playstation. Pode ser também algum diodo. Teste também o controle em outro aparelho e verifique se o conector não esteja oxidado ou o diodo (do conector) não esteja queimado.


Sintoma: Aparece a tela de áudio quando coloco o jogo.

Problema: poderá ser uma falha do leitor, embora pode ser possível ajustar seu laser para solucionar este problema. Há um POTENCIÔMETRO no cabo flat da unidade que pode ser ajustado com uma chave de fenda pequena, preferivelmente aquelas de relojoeiros. O valor ideal está em qualquer ponto entre 1.3K e 700 ohms. Tentar é a melhor maneira. Se tivesse uma modchip é provável que o defeito esteja nele. Remova-o e teste um cd original ou um cd de musica. Se o cd original funcionar ou o cd de musica for para tela de áudio, o defeito estava no modchip. Se ainda não carregará então provavelmente uma falha no laser. Troque-o. Se alguém mexeu no leitor ou no modchip provavelmente tenha danificado a placa principal. O lugar mais provável que tem os danos é entre os pontos de solda, principalmente o pino 2 e 6 na placa-mãe. Verifique para ver se há componentes danificados, trilhas quebradas ou pedaços de solda perdidos na placa. Em muitos casos pode ser o capacitor de SMD que alguns modelos têm o pino 6 mal soldado ou danificado provocando a falha. Se for o caso substitua-o por outro de igual valor. Você pode encontra-los em alguma sucata de playstation


Sintoma: Os jogos demoram a carregar e dão os estalos.

Problema: poderá ser uma falha do leitor, embora pode ser possível ajustar seu laser para solucionar este problema. Há um POTENCIÔMETRO no cabo flat da unidade que pode ser ajustada com uma chave de fenda pequena, preferivelmente aquelas de relojoeiros. O valor ideal está em qualquer ponto entre 1.3K e 700 ohms. Tentar é a melhor maneira. Quando acontece esse estalo a bobina está muito alta. Alguém pode ter colocado um calço para aumentar a autora. Retire-o e substitua por um mais fino. Depois faça o ajuste do potenciômetro.


Sintoma: Os jogos não carregam e há um som moendo.

Problema: Muito provável que o clamp (prato) deslizou para abaixo no eixo do motor da unidade ótica. Você pode levantar o clamp, mas ele pode empenar. A melhor solução é retira-lo e substitui-lo com um novo. Ao remover o clamp, use uma ou duas facas pequenas em cada um dos lados. Faça pressão em ambas as facas levantando o clamp de uma só vez. Quando for colocar ele ou o novo de volta, utilize uma faca, um pedaço de serra de ferro ou qualquer objeto que tenha a superfície plana e lisa. Coloque o clamp no eixo do moto e empurre-o para baixo com a faca ou outro objeto apoiando horizontalmente. Você também pode colocar um cartão de visita em cada lado, entre o moto e o clamp, para evitar que ele desça muito.


Sintoma: O console não liga

Problema: Problema da fonte de alimentação. Primeira verificação o fusível ou se tem um capacitor estourado. Se o fusível estiver queimado. Troque-o. Se ele queima de novo quando você ligar o botão power, isso significa que o transistor está em curto. Troque-o e verifique se não queimou algum diodo e outras peças. Se você achar que o serviço vai ficar muito caro, coloque uma fonte nova no lugar.


PLAYSTATION MOD CHIP

Aviso

Toda a informação aqui contida é fornecida sem qualquer tipo de garantias. O uso desta informação limita-se a responsabilizar a quem acessar a esta página. O autor não incita á pirataria informática, e não assume quaisquer responsabilidades pelo uso indevido do conteúdo da página.

O Que é um mod chip?

Os jogos originais, da Playstation possuem um código que é lido quando o CD é iniciado. Este código serve para autenticar o CD, e caso não o possua, não pode ser lido pela consola. Como este código não pode ser copiado para outro CD, para que possas jogar a jogos importados ou cópias, tens de instalar um modchip. Este Chip é um microcontrolador programado de modo a "enganar" o console. Ao inserir um CD copiado ou importado, o Chip envia a código de autenticação e o Cd é iniciado normalmente.

Chip "stealth"

O Stealth MOD Chip é uma versão evoluída do ModChip. A sua principal função acrescida é a capacidade de se desligar automaticamente após o início do jogo, voltando-se a ligar quando outro jogo é inserido. Esta característica foi desenvolvida para evitar que alguns jogos recentes detectassem a presença do Chip, uma vez que estando desligado não é possível a detecção do mesmo. Estes jogos, que ainda são muito poucos, (lançados no Japão) conseguem detectar o tradicional MOD Chip porque este envia continuamente os códigos regionais, mesmo após este não ser mais necessário. O Stealth Chip, que se desliga, não é assim detectado. Para a sua reativação este Chip necessita monitorizar o estado da tampa e botão de Reset, o que resulta na adição de mais 2 ou 3 fios.

Instalação do Mod Chip:

1º PASSO:
Desligue o console, assim como qualquer cabo a ele ligado. Vire o console ao contrário e remova os seis parafusos pretos. Retire a tampa.

2º PASSO:
Desligue todos os conectores. São cinco no total.
Nota: Nos modelos mais antigos é necessário puxar para cima uma trava de segurança antes de remover a fita da unidade laser.
Depois de desligar todos os conectores, retire cuidadosamente a unidade laser.

3º PASSO:
Remova todos os parafusos. Agora pode retirar a tampa metálica que protege a placa.

4º PASSO:
Remova os parafusos que prendem a placa ao fundo. Retira a placa.

Instalação do chip.
Nos consoles scph 1xx2 e 5xx2, o chip é colocado na parte de baixo da placa.
Nos consoles scph 7xx2 e 9xx2, o chip é colocado na parte de cima da placa.
Soldar o chip nos pontos indicados pela figura correspondente ao modelo da sua console, de acordo com a cor dos fios.

Fonte: http://www.tecnicoreginaldo.hpg.ig.com.br/

5 comentários:

  1. PREZADO, BOA TARDE.
    ME ENCONTRO COM O SEGUINTE PROBLEMA. MINHA SOBRINHA GANHOU UM PS1. JÁ HÁ ALGUM TEMPO. MAS COMO A FONTE DELA ESTAVA ALTERADA ACABOU POR ESTOURAR UM COMPONENTE "SMD" QUE ESTA EXATAMENTE NA ENTRADA SÓ QUE ELE ESTOUROU. E SE POSSIVEL VOCE PODERIA ME INFORMAR QUAL E O COMPONENTE. PARA QUE EU POSSA TROCA-LO. PODE SER? MEU E-MAIL É dgspeg@ig.com.br PARA A RESPOSTA OU AQUI NESTE FORUM. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. DJALMA GONÇALVES DE SOUZA18 de dezembro de 2010 às 13:47

    que componente é o ps600 ele estourou.

    ResponderExcluir
  3. voce esta de parabens pelo seu comentario técnico.
    Estou com um ps2 e o defeito é não tem cor nos jogos e qdo eu coloco um filme a tela fica preta so com som.
    Se pode me dar uma dica meu e-mail e Alexandre.l.maziero@gmail.com
    fico grato pois não tenho muito conhecimento na linha de video games.

    ResponderExcluir
  4. O meu ps1 esta com um problema que eu nunca vi em minha vida. Tipo... Ele roda os jogos normalmente e chegando numa parte especifica de cada jogo...ele acaba RESETANDO sozinho! Alguem sabe oq pode ser isso???

    ResponderExcluir
  5. Meu ps one nao gira o motor mas a unidade otica dele fica acesa direta alguém sabe dizer qual defeitinerante

    ResponderExcluir