quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Estas dicas sevem para qualquer marca e modelo de TV

1. TVC não obedece o controle remoto
É comum a amplificador, contido na caixa de blindagem do conjunto sensor amplificador do controle remoto, apresentar problemas ( falta de ganho), não entregando os pulsos em sua saída com amplitude suficiente. Antes de condena– lo deve testar o controle remoto em outro aparelho, para que se tenha certeza que o defeito não é o próprio controle remoto.

2. TVC não liga horizontal não oscila
Em Stand By o micro permanece com SV. ( pino responsável pelo nível alto (H) e nível baixo L ) . quando o aparelho é ligado o micro passa ter 0 Volts ( L) despolarizado o transistor e levado a tensão da fonte para o estágio horizontal. Quando o transistor entra em curto ou altera, o TVC não funciona.

3. Não tem sintonia ou a sintonia não é varrida por completo
Para aumentar a amplitude dos pulsos PWM ( modulação por largura de pulsos) de sintonia, entre o micro e o circuito de filtragem existe um transistor com diodo Zener que fixa a tensão de coletor do transistor em 33 Volts. A tensão média dos pulsos forma a tensão de VT do tuner para sintonizar o canal correspondente. O transistor com fuga pode provocar perda total de sintonia ou mesmo o resistor que leva a tensão de 33 Volts para o circuito de VT.

4. Falta de sensibilidade (imagem fraca com chuvisco)
Quando o TVC não sintoniza os canais mais fracos e a imagem é ruidosa mesmo para canais fortes é sinal de falta de ganho na etapa de RF. O ruído na tela é sinal que o amplificador de FI e vídeo estão normais, e o defeito encontra- se na etapa de RF (seletor). Um problema no circuito retardo de AGC, entregando uma tensão maior para o pino do seletor, reduz o ganho do estágio de RF diminuindo a sensibilidade do mesmo. Verificar a tensão de alimentação do AGC sem a tensão do amplificador de ganho o TVC pode apresentar imagem fraca com chuvisco (resistor alterado)

5. Sem brilho e sem ON Screen display (OSD), função sap ou stereo indicado na tela
Os capacitores de cerâmica ligado ao painel frontal do TVC podem provocar diversos sintomas.
. TVC aparece na tela Stereo e Pal;
• TVC aparece na tela Sap;
• TVC sem caractere (OSD) teclado inoperante;
• TVC não atua recall, volume, CH+ e CH-

6. Não aparece os caracteres de informações na tela OSD ON Screen display
Faltando um dos pulsos de sync o micro não gera os caracteres não indicando na tela as informações do OSD.

7. Não para no auto programa AFT fora do melhor ponto de vídeo
Verificar o capacitor e a bobina que fazem parte do circuito sintonizador no FI de
vídeo. Quando o capacitor altera seu, valor o AFT corrige de forma errada não parando no ponto ideal (melhor sinal de vídeo).

8. Imagem com linhas sinuosas e barras variando com o som
Para impedir que os 4.5 MHz do FI de som passe para a etapa de vídeo existe um circuito sintonizador colocado em série com a entrada dessa etapa, formando um trap.
De 4.5MHz. um desses componentes do trap alterado permite a passagem do áudio FM para o circuito amplificador de vídeo.

9. Linhas brancas no topo da tela (linhas de retraço)
O amplificador vertical a circuito integrado, comum nos televisores mais recentes, utiliza um capacitor para formar um estágio de reforço (Booter), para garantia a maior energia necessária as bobinas defletoras verticais no rápido retorno deles ao topo da tela. Com o capacitor aberto ou sem capacitância (fraco) o reforço não acontece, ou fica ineficiente.

10. Saída horizontal aquecendo acionando a proteção.
O transistor Drive (excitador) que acopla os pulsos de 15.750Hz. quando esse altera, esse acoplamento não é suficiente e não garante a saturação da saída horizontal, fazendo com que ele aqueça aumentando também a corrente do estágio horizontal.

11. Imagem com linhas serrilhadas.
No coletor do transistor Drive amortece as oscilações provocadas pelo chaveamento da corrente no transformador Drive com solda fria, ou aberto, ele provoca deformações na imagem no sentido horizontal e ruídos na tela, com linhas em forma de dentes de serra, daí comum dizer a imagem está serrilhada.

12. TVC não liga apito na fonte.
Espiras do FLY back em curto podem sobrecarrega a fonte com o horizontal desativado pela proteção. Como a fonte é do tipo chaveada, ela passa a funcionar em freqüência instável e mais baixa, levando o transformador a vibrar e produzir um apito ou chiado característico.

13. Imagem puxando para o azul, verde ou vermelho Tela toda azul, verde ou vermelho, com linhas de retraço.
O cinescópio é excitado pelos cátodos, através de três transistores, sendo um para cada cor. Maior condução do transistor ( menor tensão de coletor) resulta diferença de cor na tela. A fuga em um desses transistores provoca queda de tensão de coletor, portanto excitação excessiva do cátodo correspondente.

Como descarregar um cinescópio - TV ou Monitor

Para descarregar um cinescópio (tubo de imagem), pode ser de TV ou Monitor, é preciso ter o cuidado do aparelho está desligado da toma e usar um dos cabos do multímetro bem isolado. Quando o cinescópio está carregado, ouvi-se um estalo quando o cabo do multímetro que está sendo usado para decarregar, encosta por baixo da chupeta. Veja o procedimento correto no filme a seguir. Observe que uma das pontas deve ser colocada primeiramente no terra, depois a outra ponta por baixo da chupeta.


Transistor saída horizontal

Estes transistores é constituído internamente por um resistor e um diodo, os quais ajudam sua proteção contra queima, quando há variações de freqüências.
Ao testar este tipo de transistor, você observa que ao inverter as pontas de prova entre base e emissor é registrada uma resistência ôhmica, indicando a presença do resistor internamente. Por esta razão é aconselhável testar este resistor fora da placa e na escala de X1. Veja mais detalhes na fita de vídeo (testes de omponentes).
Em alguns TVs quando este transistor é substituído por outro equivalente, ele volta a entrar em curto depois de algum tempo de funcionamento, isto porque o transistor equivalente não suporta a tensão de pico gerada pelo Flyback. Neste caso é necessário colocar o transistor original.


Cuidados com o cinescópio

Ao trabalhar com monitores de vídeo uma das principais preocupações do técnico é com a segurança. De fato, o cinescópio de um monitor de vídeo trabalha com forte vácuo, o que significa a existência de forças capazes de causar sua implosão. Dizemos implosão porque a força destrutiva atua de fora para dentro, com ar atmosférico procurando preencher o local em que existe o vácuo.
Isso exige que os fabricantes não só cuidem para que o material usado e a sua forma sejam tais que o esforço seja suportado, como também para que em caso do rompimento do tubo, o resultado não seja violento a ponto de colocar em risco a segurança do usuário. Os casos de implosão são muito raros, e mesmo quando um monitor cai no chão ou leva uma forte pancada, os danos mais comuns são justamente em outra partes, tais como placas de circuito impresso que são rachadas ou quebradas ou mesmo componentes pesados que se desprendem ou quebram.
Os cuidados que você deve ter é evitar as pancadas nas laterais do cinescópio e não guarda-los quando estão queimados, normalmente o técnico acumula os tubos em prateleiras ou mesmo no canto da oficina sobre o chão, correndo um grande risco destes tubos baterem um no outro provocando esta implosão fazendo com que cacos de vidros desloquem em grande velocidade colidindo com pessoas próximas.
Existem alguns procedimentos que permitem que estas "bombas" de pressão seja desarmada, como os recomendados por Joroen Stessen, engenheiro da Philips:

A) Faça com uma broca fina um furo no contato de metal do anodo.O metal é fino e mole, dando passagem ao ar externo.
Através deste furo o ar entra e, em poucos tempos, a pressão externa é contrabalançada pala pressão do ar que entra desaparecendo o perigo de explosão.O máximo que pode acontecer em caso de uma pedrada ou queda é a sua quebra.

B) Outro método é quebrar o pequeno gargalo que existe no centro do soquete por onde é feito o vácuo (como nas lâmpadas), conforme mostra o vídeo abaixo. Estas partes do cinescópio não está sujeita a pressões fortes pela sua forma e área, e é bastante
frágil. Remova a parte plástica do soquete e com um alicate quebra o gargalo.
Com a eliminação do vácuo em caso de batidas o máximo que pode ocorrer é o quebra, evitando-se assim que estilhaços possam atingir as pessoas próximas.


Fonte: http://www.cursodeeletronica.com/dicas.htm

10 comentários:

  1. Nossa, essas dicas são ótimas, era o que eu estava procurando.
    Legal!

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns, vocês são ótimos.
    Já fiz 4 cursos de tv, e nunca me ensinaram isso. Valeu mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. Essas dicas são muito valiosas para quem trabalha com eletrônica no dia a dia; valeu muito!

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA PRETENDO FAZER UM TRANSFORMADOR PARA 4.5MHz COM PRIMARIO DE TRES TERMINAIS E SECUNDARIO COM DOIS TERMINAIS.DESEJO SABER QUANTAS ESPIRAS NO PRIMARIO NOS REFERIDOS TERMINAIS COMO TAMBEM AS ESPIRAS NO SECUNDARIO E O DIAMETRO DO FIO.FICO GRATO PELA AJUDA, ATT. GRATO.
    AUGUSTO.
    MEU E-MAIL : gutopy6ns@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. valeu amigo são dicas importante

    ResponderExcluir
  6. ola
    alguem pode me ajudar minha tv entrou no modo demostração e não sai mais como faço para tirar do modo?
    se puder me ajudar agradeço

    ResponderExcluir
  7. Uma coisa que não ficou aqui bem explicada.

    Se o cinoscopio está em vácuo, quando se vai descarregar pela chupeta ao romper o isolamento, não vai começar a entrar ar?

    ResponderExcluir
  8. a imagem da tv esta ficando escura aos poucos que peça podera ser

    ResponderExcluir
  9. Amigos, minha lcd toshiba de 42 deu um clarão atrás dela e não liga mais, foi quando eu liguei junto com outros aparelhos em uma extensão. o que devo fazer, não sei se ela tem fusível ou somente um técnico pode arrumar. será que queimou algo mais sério? abs

    ResponderExcluir