domingo, 16 de março de 2008

COLETÂNEA DE DEFEITOS 4


Televisor Mitsubishi 2098 -Para verificar se o defeito e na fonte de alimentação ou em outra parte do circuito do televisor,use fontes externas 115v/12v/45v ,sem usar o cabo de força do televisor, é claro, coloque as fontes acima citadas nos catodos dos diodos:D950/D951/D952, se tudo funcionar corretamente è só voltar para a fonte e concerta-la. O televisor ou fazer o orçamento.
Toca CD - CDP-AT3 – da GRADIENTE: Defeito apresentado- as bobinas da unidade fica vibrando e mandando uma mensagem de erro para o display do painel frontal .Causa: provavel CI 102 TDA-7073 com defeito; este Ci e também o Drive dos motores do Cd play.IBM G50 Defeito: Imagem deslocada toda para a direita, ajuste de posição horizontal não atua,A imagem fica muito feia e sem definiçao, com muitas faixas escuras em toda a telaTroque os capacitores: C205, C225 e C351 e boa sorte.
PANASONIC G21 – vídeo cassete Defeito: Quando empurramos a fita para dentro do box, o display do painel se apaga
Solução: Este defeito ocorre porque a fonte não suporta puxar a mecânica, neste caso deve ser trocado o capacitor eletrolítico de 10uF x 25V que fica numa plaquinha no primário da fonte. Alias pode trocar todos os eletrolíticos deste setor,pois eles podem apresentar outro defeito devido estarem velhos.
Defeito: Vídeo cassete- MECANISMO FICA MUITO MALUCO- PARA RESOLVER O PROBLEMA: Troque o foto-transistor que fica do lado esquerdo do Box .
VIDEO Panasonic: O defeito vídeo com grande ruído no som : este vídeo e hi-fi estéreo verifiquei a fonte encontrando o capacitor de 330uf/25 esgotado ele esta localizado na fonte e c105b .
Vídeo Cassete Panasonic NV-F7:
Defeito:Quando desliga-se o VCR com a fita no box, ou tenta usar o retrocesso ou avanço, o vídeo trava as funções, não permitindo nenhum comando, retirando a fita manualmente, e inserindo novamente, ele funciona normal até que se faça alguns dos passos acima. Solução. O F70 usa a mecânica "G" com um recurso a mais, ele tem uma chave de comando que vai na gremalheira dos tracionadores, próximo a chave indicadora do lacre da fita, limpar e ajustar os contatos. Vídeos Cassetes que tem o recurso de auto tracking, quando começar a chuviscar e em alguns casos a perder o som ou entrar tela azul, limpar o cabeçote de áudio e controle. Este é um defeito muito comum nos vídeos atuais.
TELEVISOR PHILCO PCM 2046: DEFEITO INTERMITENTE , ora pisca o led, ora não faz nada. Entra 150V no pino 3 do STR50103 e não sai nada. Fica emitindo um zulbido na fonte. Solução: Soldar o capacitor C 911 (Capacitor de 220uF x 160V ou trocar o mesmo pode estar oxidado.
TELEVISOR PHILCO PC - 2027 -A Imagem entortando ,repuxando Capacitor C-216,2,2µFX40Volts .troque por um novo. E boa sorte.
Televisor Mitsubichi- As que usam o STRs-67... na fonte- defeito- queimando o zener de 120v causa do defeito- capacitor eletrolítico de 4,7uf da fonte aberto, desgastado.
Televisor philcoPCM - 2044 Defeito: inoperante total, sem alta tensão e led do painel fica piscando IC-401 TDA –2613 em curto, atenção nem sempre é esta peça defeituosa ou em curto. Verifique a tensão +B de 20 Volts no capacitor C-915 e ver que a tensão era de 6 Volts e no coletor do transistor driver horizontal e verifiquei que estava baixa com apenas 45 Volts. Foi desligando as alimentações do +B de 20 Volts até localizar o curto.
Televisor Philco Hitachi- pc 1401- defeito- ouve-se apenas um miado e para tudo- causa do defeito- resistor metal filme de 10k ou 22k, que esta alterado.
TELEVISOR PHILCO PC-2027-U Defeito apresentado- quando troquei o Flay Bac a tv explode o capacitor C-718 1µF X 250Volts e queima a resistência R-7170,47Ohms.Trocar o diodo D-706=E202-2 coloquei outro substituto, outro comum.
TELEVISOR Sharp C -2025 - Fonte não arma- verifiquei toda a placa e troquei a resistência de 100K R-704 estava aberta.
MITSUBICHI - TC 2098/2099 Defeito apresentado retraços na parte superior da tela Solução do defeito esta no vertical; trocar m capacitorC459 - 100uFX35V Defeito: vertical fechado: trocar R459 de 82Kohm ,veja outros eletrolíticos do vertical.
TV Philco CPH-04 defeito apresentado fogindo a freqüência horizontal e a imagem apresenta cores que tendem a mudar para o verde ou roxo. Solução: trocar cristal 503 .verifique o ci também.
TV Philips - CTO- defeito problema na sintonia. Não conseguia fazer uma sintonia perfeita, parecia interferência sobre a imagem na tela e ao mudar de canais, parecia que a sintonia ficava fugindo. Solucionei trocando as bobinas S157 e S158 .
TELEVISAO PHILIPES MOD. CTO- DEFEITO- INTERMITENTE- OUVE-SE APENAS UM BARULHO DA NONTE, MIADO- solução- resoldar todos os pinos do fly bck., e da placa básica se necessitar.
TV CTO Philips- defeito - tela escura. Verifiquei o CI de luminância mais não resolveu o problema , A solução é trocar o capacitor eletrolítico C221 de 150uF pode substituir por um de 220 uf .
TELEVISOR PHILIPS-16GL1331 Defeito - apresentava linhas na parte superior da tela de imagem, o defeito e no vertical, trocar o capacitor C410 de 100u/25 . verifique outros capacitores deste setor também.
TV Sharp 2025A –E OUTRAS SIMILARES: Defeito apresentado-Tem alta tensão e o filamento acende porém não tem brilho; As vezes o brilho aparece e as vezes some. Resolvir o problema trocando o indutor L605 que está ligado ao pino 4 do fly-back. Estes indutores costumam ficar alterado com alta resistência também.
TV Sharp C2025 e similares- tem 300V no coletor do transistor da fonte 2SC2365 mas não sai nada no emissor. Verifiquei se existe curto no horizontal. E tudo beleza resolvir Refazer a soldas do transformador driver horizontal. O bom mesmo e você verificar toda a placa em busca de soldas frias.
TV Sharp C1453-2053 e similar: Defeito inoperante total- desligando atuando a proteçao troquei o capacitor poliéster especial C666, que está em curto. Outro defeito apresentado era- um Risco vertical Horizontal fechado ai troquei os resistores R618 e o capacitor C618. outro defeito que aparesenta muito neste televisor e a falta de cor como resolver este problema, substituir C811 e 813 de 103 pôr 18pF . verifique as malhas do seletor de canais que da acesso para o terra pois se estiver interrompida fica tambem sem cor.
TV SHARP - C 1453ou 2053 – defeito apresentado neste televisor é o Excesso de altura: causa resistor R911. verifique também os eletrolíticos trocando por novos.
Outro Defeito: A TV não funciona- IC 104 em curto ou o capacitor C 616 - Defeito: Sem vídeo causda provavle diodo D 601c com fuga-
Defeito apresentado listras verticais na tela R 512, pode ser também c apacitor eletrolítico.
Defeito apresentado atuando proteção causa do defeito - D611 com fuga emitia um zumbido.
Defeito: Não funciona parada- causa IC 501 em curto.
Defeito: TV não funciona: VARICAP, nem sempre é isso verifique as tensões de alimentação e contatei que o varicap matava a tensão de 5v.
Observação-Não é só a tv Sharp, mas todas que são com controle remoto, O varicap utiliza a tensão de 5V, que é a mesma tensão de alimentação do processador. Se o varicap estiver matando esta tensão a TV não ligará. Geralmente é o CI do pLL que apresenta defeito, provocando a queda da tensão de 5V. verifique isso .
Sharp TVC2199B Defeito: Sem alta tensão. Medindo a alimentação no pino 7 do integrado IC203 encontrei apenas 7V onde deveria haver 12V. Essa fonte vem do transistor Q702 onde deveria entrar 15V pelo coletor e sai pelo emissor. Como todas as fontes do chopper estavam normais então não poderia ser um problema no primário da fonte. Troquei então o capacitor C731 e a TV passou a funcionar. Talvez este defeito também ocorra em modelos que utilizam o IX0731 na fonte .
TV Sony KV2158 - Linha 21' - Tela plana Defeito: foge sintonia, ficando apenas chuviscos. Solucionei o problema retirando o varicap, abrindo-o resoldando todos os terminais que vão ligados à placa principal . caso você tenha outro pra colocar e melhor.
TELEVISOR PHILIPS 14CT6401 - Defeito apresentado - sintonia automática não para. CAUSA PROVAVEL DO DEFEITO - Girar S-158 no sentido anti-horário até parar, caso contrário, trocar S158, S157, C159 e C152. TENHA MUITA PACIENCIA.
Vídeo cassete Gradiente: modelo GV-404, com fita K7 presa. Foi constatado que um mecanismo de acionamento longitudinal, na parte inferior do vídeo cassete, responsável pelo movimento dos "pinos de carga", apresentava dois dentes da engrenagem amassados. Esta peça esta desgastada, devendo substituir por outra nova.

5 comentários:

  1. Alguém tem o esquema do vcr vg 404 gradiente, que possa me fornecer?

    ResponderExcluir
  2. tira a saída de som , a imagem fica normal , põe a saida de som a imagem fica sumindo e voltando . como faz ?

    ResponderExcluir
  3. Peço ajuda visto que possuo algumas fitas de video cassete gravadas há uns 20 anos para cá. Ficaram sem uso e, agora, ao tentar ver algumas recordações, tive a grande surpresa de não mais aparecer a imagem e o som fica rouco. às vezes some tudo. Tem como recuperar estas gravações??? alguma idéia??? ficarei grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelismente você perdeu as fitas o processo para recuperação até tem jeito mais vai ficar muito caro, esquece^^

      Excluir