segunda-feira, 27 de outubro de 2008

REPARAR PLAYSTATION

Um dos problemas mais comuns nas consolas da Sony, principalmente nos modelos mais antigos, são as falhas de leitura ou mesmo a não detecção dos cds. Este problema agrava-se ao tentar correr em consolas "chipadas" cdrs (principalmente os de baixa qualidade/preço). Antes de abordar melhor este assunto devo esclarecer que este problema não se deve ao facto de a consola ter chip ou não. O que acontece é que depois de ter o chip instalado, irá obviamente querer correr alguns cdrs que podem precisar de um ajuste de modo a serem bem lidos. Depois de o jogo começar a correr, o chip deixa de ter influência na consola, por isso não culpe os chips ou o "chipador", pois não tem culpa nenhuma.
Se tem problemas ao correr backups de jogos originais, antes de tentar algum ajuste/correcção, deve primeiro utilizar cdrs de melhor qualidade. Muitas vezes o problema fica logo resolvido. Gravadores de cds muito "rodados", mesmo com cds de marca, por vezes obtêm maus resultados. Quanto maior for a velocidade de gravação dos cds, menor é a sua qualidade/desempenho. Se depois destas recomendações o problema persistir, então tente os ajustes recomendados de modo a melhorar a performance da sua consola.



Esta imagem mostra a parte lateral de uma unidade laser de um modelo 1002. Existem pequenas diferenças em relação aos outros modelos mas são insignificantes. Em primeiro lugar certifique-se se a fita está bem presa e em condições. Pode acontecer que a fita tenha subido e esteja a diminuir a performance da leitura. Para resolver este problema, simplesmente dê um pequeno puxão da fita para baixo, esticando o cabo.



De novo a mesma imagem. Repare no pequeno potenciómetro ao lado do condensador SMD. Antes de o ajustar, repare na posição que tinha inicialmente. Para ajustar este potenciómetro, pode faze-lo com a ponta do dedo. Pressione ligeiramente e rode-o o mínimo que poder no sentido dos ponteiros do relógio. Reponha a unidade e tente ler um cd que não podia ler. Faça testes com diversos cds, cópias e originais. Se melhorou, volte a fazer um novo ajuste no mesmo sentido. Se piorou, faça o ajuste em sentido contrário. Por vezes consegue-se uma melhoria de prestações para quase o dobro! Não utilize chaves de fendas para rodar o potenciómetro, porque é muito frágil. Este ajuste pode ser aplicado em qualquer modelo de consola PlayStation.

Antes de fazer algum novo ajuste, faça a calibração da unidade laser (passo anterior). Este ajuste é apenas para as consolas do modelo 1002. Localize o pequeno potenciómetro circular que está mais próximo do centro da fita da unidade laser. . De modo a melhorar as prestações de leitura da sua consola, ajuste em qualquer direcção este potenciómetro. O potenciómetro deverá ser rodado o mínimo possível de cada vez. Tal como no caso anterior, após qualquer ajuste, teste a consola com diversos cds. Se o ajuste for demasiado, a consola começa a rejeitar todos os cds. Faça então o ajuste em sentido contrário. Não se esqueça de fixar a posição inicial antes dos ajustes. Este tipo de ajuste pode dar excelentes resultados, inclusive aumentar consideravelmente a velocidade de leitura dos cds.
Outro método, embora simples, mas eficaz, é limpar periodicamente a lente do laser. utilize materiais que não risquem, como algodão. Limpe suavemente e retire todas as partículas de sujidade. Por vezes isto é suficiente para pôr a consola a ler cds.


Um básico diagrama de blocos de uma consola Playstation.


Outra avaria comum nas consolas são os fusíveis queimados. A causa do fusível ter queimado pode ser natural, devido a uma má implementação do chip, pingos de solda que cairam na placa (por vezes quase microscópicos). Os fusíveis aparecem na consola em diversos formatos e valores. Começa com os fusíveis básicos na fonte de alimentação, passando para os de protecção do circuito (CP). Estes últimos fusíveis são os pequenos quadrados pretos que aparecem na motherboard.
Se a consola estiver completamente sem sinal de vida, verifique primeiro os fusíveis da fonte de alimentação (pequena placa ao lado da motherboard). Para isso tem de abrir a consola. Não se esqueça de desligar a alimentação antes de abrir a consola!



Mude o fusível branco. Este fusível é de 1,6Amp. Se ao ligar a consola o fusível queimar de novo, é possível que o problema esteja no transístor de potência que se encontra ao lado do transformador. Se a luz verde da alimentação estiver acesa e a consola não der sinais de vida, então verifique os fusíveis da motherboard. Esta imagem é de uma consola 5xx2. Pode-se ver aqui os pequenos fusíveis de montagem SMD. Estes fusíveis são vitais para o funcionamento da consola e nunca devem ser substituídos por fios. Se tiver dificuldade em obter fusíveis iguais, sempre pode substituir por fusíveis vulgares como o da fonte de alimentação. Caso opte pelo ultimo caso não se esqueça de isolar bem o fusível. É obvio que os fusíveis substituídos deverão ser do mesmo valor dos que estavam queimados.


APARECEM AS SEGUINTES FALHAS QUANDO OS FUSÍVEIS QUEIMAM:

A: (ps604) 2.3 Ampere, Sem imagem. Os CDs não "rodam".
B: (ps605) 0.7 Ampere, Os comandos não funcionam.
C: (ps603) 1 Ampere, Sem imagem. Os CDs não "rodam".
D: (ps601) 1 Ampere, Tem imagem, mas o laser não funciona. No arranque vai para o menu de áudio.
E: (ps602) 1 Ampere, Caso este fusível esteja queimado, afectará a ligação para a ficha série da consola. Este fusível corta a linha de alimentação para o conector série.

APARECEM AS SEGUINTES FALHAS QUANDO OS FUSÍVEIS QUEIMAM: (modelo 1002)
A: (ps601) 0.8 Ampere, Com imagem, os CDs não "rodam", vai para o menu áudio.

B: (ps604) 2 Ampere, Sem imagem. Os CDs não "rodam".
C: (ps605) 0.6 Ampere, Os comandos não funcionam.
D: (ps603) 0.8 Ampere, Sem imagem. Os CDs não "rodam".
E: (ps602) 0.8 Ampere, não é usado nas consolas Europeias.


Os comandos não funcionam?

Em todos os modelos, existe uma série de pequenos díodos SMD que fazem o controlo da "lógica" para os comandos. Se um destes fusíveis se queimar, os comandos deixam de funcionar.
Aqui está uma imagem de uma motherboard PU-18, mostrando esses díodos:

Principais defeitos no Playstation 1 e PSone

Não é tão difícil de reparar a maioria das falhas comuns com o Playstation, o PSone e o PS2. Provável as falhas mais comuns são problemas do laser, particularmente com o Playstation original e o Playstation 2.

Aviso: Nunca abra o console se você não removeu o cabo de força. Mesmo o botão power desligado ele passa corrente e a fonte estará alimentada.


Playstation e PSone

Sintoma: Não lerá discos, vai à tela de memory card e cd rom.

Problema: Se o console não tiver um modchip instalado é provável que o leitor esteja com defeito. Será necessário fazer uma regulagem ou um recondicionamento (talvez faço um tutorial explicando como fazer). Pode ser necessário também trocar a unidade ótica. Se tiver um modchip instalado é possível que ele esteja com solda fria ou queimado. Remova-o e teste um cd original ou um cd de musica. Se o cd original funcionar ou o cd de musica for para tela de áudio, o defeito estava no modchip. Se ainda não carregará então provavelmente uma falha no laser. Troque-o. Se alguém mexeu no leitor ou no modchip provavelmente tenha danificado a placa principal. O lugar mais provável que tem os danos é entre os pontos de solda, principalmente nos pino 2 e 6 na placa-mãe. Verifique para ver se há componentes danificados, trilhas quebradas ou pedaços de solda perdidos na placa. Em muitos casos pode ser o capacitor de SMD que alguns modelos têm o pino 6 mal soldado ou danificado, provocando a falha. Se for o caso, substitua-o por outro de igual valor. Você pode encontra-los em alguma sucata de playstation.


Sintoma: Só aparece tela preta quando liga o console.

Problema: Muito provável um fusível (SMD) na placa-mãe esteja queimado ou o cristal esteja com solda fria ou solto. Se estiver dando sinal de corte na imagem quando você faz um reset não é o cristal, porque esse corte na imagem indica que o cristal está funcionando. Verifique estes fusíveis (SMD) com um multímetro verificando se há continuidade. Eles sempre vêem com um numero gravado na parte de cima (15, 20, 50...obs: em algumas placas eles são azuis e vem com outra discrições). Eles devem ter resistência zero. Se este não for o caso, substitua com o fusível do mesmo valor ou equivalente. Você pode encontra-los em alguma sucata de playstation.


Sintoma: Controle não funciona.

Problema: Provavelmente e um desses fusíveis SMD aberto. Verifique estes fusíveis (SMD) com um multímetro verificando se há continuidade. Eles sempre vêem com um numero gravado na parte de cima (15, 20,...obs: em algumas placas eles são azuis e vem com outra discrições) e estão sempre próximos ao conector de controles. Eles devem ter resistência zero. Se este não for o caso substituia com o fusível do mesmo valor ou equivalente. Você pode encontra-los em alguma sucata de playstation. Pode ser também algum diodo. Teste também o controle em outro aparelho e verifique se o conector não esteja oxidado ou o diodo (do conector) não esteja queimado.


Sintoma: Aparece a tela de áudio quando coloco o jogo.

Problema: poderá ser uma falha do leitor, embora pode ser possível ajustar seu laser para solucionar este problema. Há um POTENCIÔMETRO no cabo flat da unidade que pode ser ajustado com uma chave de fenda pequena, preferivelmente aquelas de relojoeiros. O valor ideal está em qualquer ponto entre 1.3K e 700 ohms. Tentar é a melhor maneira. Se tivesse uma modchip é provável que o defeito esteja nele. Remova-o e teste um cd original ou um cd de musica. Se o cd original funcionar ou o cd de musica for para tela de áudio, o defeito estava no modchip. Se ainda não carregará então provavelmente uma falha no laser. Troque-o. Se alguém mexeu no leitor ou no modchip provavelmente tenha danificado a placa principal. O lugar mais provável que tem os danos é entre os pontos de solda, principalmente o pino 2 e 6 na placa-mãe. Verifique para ver se há componentes danificados, trilhas quebradas ou pedaços de solda perdidos na placa. Em muitos casos pode ser o capacitor de SMD que alguns modelos têm o pino 6 mal soldado ou danificado provocando a falha. Se for o caso substitua-o por outro de igual valor. Você pode encontra-los em alguma sucata de playstation


Sintoma: Os jogos demoram a carregar e dão os estalos.

Problema: poderá ser uma falha do leitor, embora pode ser possível ajustar seu laser para solucionar este problema. Há um POTENCIÔMETRO no cabo flat da unidade que pode ser ajustada com uma chave de fenda pequena, preferivelmente aquelas de relojoeiros. O valor ideal está em qualquer ponto entre 1.3K e 700 ohms. Tentar é a melhor maneira. Quando acontece esse estalo a bobina está muito alta. Alguém pode ter colocado um calço para aumentar a autora. Retire-o e substitua por um mais fino. Depois faça o ajuste do potenciômetro.


Sintoma: Os jogos não carregam e há um som moendo.

Problema: Muito provável que o clamp (prato) deslizou para abaixo no eixo do motor da unidade ótica. Você pode levantar o clamp, mas ele pode empenar. A melhor solução é retira-lo e substitui-lo com um novo. Ao remover o clamp, use uma ou duas facas pequenas em cada um dos lados. Faça pressão em ambas as facas levantando o clamp de uma só vez. Quando for colocar ele ou o novo de volta, utilize uma faca, um pedaço de serra de ferro ou qualquer objeto que tenha a superfície plana e lisa. Coloque o clamp no eixo do moto e empurre-o para baixo com a faca ou outro objeto apoiando horizontalmente. Você também pode colocar um cartão de visita em cada lado, entre o moto e o clamp, para evitar que ele desça muito.


Sintoma: O console não liga

Problema: Problema da fonte de alimentação. Primeira verificação o fusível ou se tem um capacitor estourado. Se o fusível estiver queimado. Troque-o. Se ele queima de novo quando você ligar o botão power, isso significa que o transistor está em curto. Troque-o e verifique se não queimou algum diodo e outras peças. Se você achar que o serviço vai ficar muito caro, coloque uma fonte nova no lugar.


PLAYSTATION MOD CHIP

Aviso

Toda a informação aqui contida é fornecida sem qualquer tipo de garantias. O uso desta informação limita-se a responsabilizar a quem acessar a esta página. O autor não incita á pirataria informática, e não assume quaisquer responsabilidades pelo uso indevido do conteúdo da página.

O Que é um mod chip?

Os jogos originais, da Playstation possuem um código que é lido quando o CD é iniciado. Este código serve para autenticar o CD, e caso não o possua, não pode ser lido pela consola. Como este código não pode ser copiado para outro CD, para que possas jogar a jogos importados ou cópias, tens de instalar um modchip. Este Chip é um microcontrolador programado de modo a "enganar" o console. Ao inserir um CD copiado ou importado, o Chip envia a código de autenticação e o Cd é iniciado normalmente.

Chip "stealth"

O Stealth MOD Chip é uma versão evoluída do ModChip. A sua principal função acrescida é a capacidade de se desligar automaticamente após o início do jogo, voltando-se a ligar quando outro jogo é inserido. Esta característica foi desenvolvida para evitar que alguns jogos recentes detectassem a presença do Chip, uma vez que estando desligado não é possível a detecção do mesmo. Estes jogos, que ainda são muito poucos, (lançados no Japão) conseguem detectar o tradicional MOD Chip porque este envia continuamente os códigos regionais, mesmo após este não ser mais necessário. O Stealth Chip, que se desliga, não é assim detectado. Para a sua reativação este Chip necessita monitorizar o estado da tampa e botão de Reset, o que resulta na adição de mais 2 ou 3 fios.

Instalação do Mod Chip:

1º PASSO:
Desligue o console, assim como qualquer cabo a ele ligado. Vire o console ao contrário e remova os seis parafusos pretos. Retire a tampa.

2º PASSO:
Desligue todos os conectores. São cinco no total.
Nota: Nos modelos mais antigos é necessário puxar para cima uma trava de segurança antes de remover a fita da unidade laser.
Depois de desligar todos os conectores, retire cuidadosamente a unidade laser.

3º PASSO:
Remova todos os parafusos. Agora pode retirar a tampa metálica que protege a placa.

4º PASSO:
Remova os parafusos que prendem a placa ao fundo. Retira a placa.

Instalação do chip.
Nos consoles scph 1xx2 e 5xx2, o chip é colocado na parte de baixo da placa.
Nos consoles scph 7xx2 e 9xx2, o chip é colocado na parte de cima da placa.
Soldar o chip nos pontos indicados pela figura correspondente ao modelo da sua console, de acordo com a cor dos fios.

Fonte: http://www.tecnicoreginaldo.hpg.ig.com.br/

sábado, 25 de outubro de 2008

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Guia prático para a construção artesanal de um transformador de áudio para o projeto AX84-P1.

a) Observações.

O texto abaixo não tem pretensão de constituir é um manual técnico de enrolamento de tansformador de áudio, apenas um relato de uma montagem artesanal de um pequeno transformador específico para amplificador Single-ended de guitarra.

Trata-se da montagem que utiliza os materiais mais simples possíveis sem a disponibilidade de equipamentos especiais.

Embora a experiência relatada tenha sido bem sucedida, a técnica empregada bem como a escolha dos materiais, não representam necessáriamente as melhores opções de projeto. A aplicação desse tipo de transformador, como qualquer equipamento valvulado convencional, envolve voltagens elevadas e potencialmente letais.

Portanto, este tipo de dispositivo não deve ser manuseado por aqueles que não tenham em mente as noções fundamentais de segurança.

b) Especificações técnicas.

Trata-se de um transformador desenhado para aplicação em amplificador de guitarra tipo SE classe A, com válvula de potência EL84/6BQ5 ou 6V6..

Entretanto, foi testado com válvulas de saída EL34, 6L6GB e 6L6GC, com resultado satisfatório ao teste auditivo. Caso sejam usadas essas válvulas, é recomendável utilizar somente a saída de auto-falantes de 8 Ω.

Apenas para eventual conferência as especificações e dados utilizados no o cálculo foram os seguintes:

Impedância do alto-falante (saída): R= 4Ω ou 8 Ω

Freqüência mínima de resposta: Fd = 60 Hz (valor adequado para amplificador de guitarra)

Potência real de saída da válvula: 5,7 W- Valor máximo para uma EL84.

Impedância da carga no primário: Ra= 5200 Ω - É um valor usual para usar válvula EL84, mas funcionará bem com EL34, 6L6CB, 6L6CC, e 6V6.

Corrente máxima no primário (placa): Ia= 0,095 A (suficiente para suportar qualquer uma dessas válvulas).

Área do núcleo: F= 6,16 cm² (mínimo calculado) – 2,5cm x 2,5cm = 6,25 cm² (real)

Nº de voltas no primário: np= 1928 Voltas (espiras)

Nº de voltas no secundário: ns= 53 Voltas para tap de 4 Ω e 76 voltas para o total de 8 Ω

Corrente máxima no secundário: I=1,194 A @ 4Ω (para EL84)

Layout do núcleo: A laminação a ser utilizada é do tipo E-I. Como se trata de um transformador para saída Single-Ended, a montagem deve ser feita com GAP (uma pilha de E's e outra de I's) para evitar saturação do núcleo, conforme figura abaixo:
b) Material utilizado.

▬ 750g de laminação de aço-silício Grão Orientado (G.O.) com perna central de 25 mm (quantidade aproximada para formar uma pilha de E's e I's 25 mm de altura – (conferir essa altura na hora da compra). Algumas lojas vendem um mínimo de 1Kg.

A laminação G.O. é fácil de ser distinguida da laminação de aço comum pela espessura mais fina e pela tonalidade geralmente acinzentada e sem brilho, conforme ilustração abaixo.
1 carretel de plástico de transformador para núcleo de 25 mm x 25 mm


Esse carretel pode ser feito artesanalmente de papelão, mas existem modelos comerciais prontos em plástico como o da ilustração acima mais recomendado com encaixes para terminais de solda.

Já neste outro modelo abaixo (sem terminais) as pernas do trafo são soldadas diretamente na ponta do fio esmaltado do enrolamento e a junção é geralmente fixada com um pedaço de fita isolante.

▬ 80g de fio de cobre esmaltado 32 AWG (esta quantidade dá de sobra, mas geralmente o mínimo vendido é 100g).
▬ 50g de fio de cobre esmaltado 21 AWG (quantidade de sobra)
Cantoneiras de montagem, escudo ou perfil lateral e parafusos para trafo de 7,5cm x6,25 cm x 2,5cm (de núcleo), dependendo do layout escolhido para o fechamento do trafo.
▬ Diversos: Folhas de papel de seda mais fino possível, pedaço de papel craft (tipo papel de embrulho marrom), Cola branca comum.

c) Montagem do trafo


O primeiro passo para a montagem do trafo consiste composição dos enrolamentos, que é montagem de duas bobinas distintas (denominadas enrolamento primário e enrolamento secundário) em volta de um mesmo núcleo, conforme o diagrama esquemático abaixo.

Para facilitar o trabalho, utiliza-se o carretel onde são enroladas as bobinas para depois colocar o núcleo.


Os enrolamentos devem ser feitos em camadas. Cada camada é constituída por uma espiral como uma mola de um lado a outro do carretel (indo e voltando a cada camada).


Ao término do enrolamento de cada camada, esta é coberta com uma fina película de cola branca envolvendo-a , em seguida, com uma tira de papel de seda (com 2,5cm de espessura) apertando-se com a mão para que não fiquem vazios entre o papel e a camada.


Este isolamento (entre camadas de um mesmo enrolamento) visa diminuir a capacitância parasita, a qual prejudica o rendimento do trafo na a transferência de sinal de freqüências mais altas.


Também para melhor resposta de altas freqüências, é recomendável dividir cada enrolamento em duas partes, enrolando-se primeiro uma parte do secundário, parte do primário, o restante do secundário e, por fim o restante do primário.


Para orientar melhor o enrolamento, todos os procedimentos são ordenados a baixo na seqüência de trabalho.


1) Recorte 3 ou 4 tiras de papel craft com largura de 2,5cm por 21 de comprimento no mínimo.


2) Recorte uma dúzia e meia de papel de seda do mesmo tamanho das tiras de papel craft.


3) No carretel vazio, iniciar o enrolamento pelo secundário (o fio mais grosso de 21 AWG). A ponta do fio será o terminal de 0 Ω que pode ser soldado num terminal como o da figura abaixo ou a um fio comum (fixado com um pedaço de fita isolante). Lembre-se de raspar bem a ponta para remover o esmalte, assegurando assim uma boa soldagem.


4) Enrolar as 53 voltas do secundário puxando o tap de 4 Ω. O ideal é que o enrolamento seja feito de forma bem organizada com uma espira ao lado da outra (como uma mola). Contudo, nessa camada de enrolamento primário, o número de voltas não é suficiente para preencher a camada inteira. Portanto, procure distribuir as espiras dessa camada de forma mais homogênea possível.
Ao fim das 53 voltas, solde a ponta em outro terminal (no mesmo alinhamento) que será o tap de 4 Ω.


5) Aplique uma FINA camada de cola branca sobre o enrolamento e cubra-o com uma tira de papel craft. Essa tira deve dar uma volta completa transpassando apenas um pequeno pedaço de menos de meio centímetro para garantir uma boa colagem.


Acomodar o papel apertando com os dedos para não deixar vazios.


A função desse papel craft (entre enrolamentos) é de isolar eletricamente o primário do secundário, pois um eventual curto que faça comunicação entre os dois enrolamentos queimaria o transformador e, possivelmente a fonte do seu amplificador.


6) Solde uma ponta do fio mais fino (32 AWG) em um terminal do lado oposto do carretel, o qual será um dos dois taps do enrolamento primário (terminal da placa).


7) Enrolar a primeira parte do secundário de forma mais organizada possível, em 9 camadas com "uma média" de 113 espiras cada uma. SEMPRE anotando em uma tabela o número de espiras de cada camada.


Esse memorial de contagem é fundamental para não se perder no caminho.


8) ao término de cada uma das camadas, aplicar cola branca e numa tira de papel de seda, segundo as mesmas recomendações feitas para a aplicação do isolamento de papel craft.


A organização no enrolamento secundário é fundamental para que não haja surpresas desagradáveis no final, pois o caso o novelo fique muito bagunçado os enrolamentos podem formar um grande volume e não caber na janela do trafo (cuja largura é igual à altura da aba do carretel).


Ao fim das nove camadas, com bastante cuidado e sorte, teremos um total na faixa de 1000 a 1030 espiras.


9) Não corte o fio do secundário, apenas prenda-o provisoriamente na aba do carretel para não atrapalhar o enrolamento do restante do secundário.


10) Aplique um isolamento de camadas com papel carft, conforme feito anteriormente.


11) Soldar uma ponta de fio 21 AWG (o mais grosso) no mesmo terminal onde terminou a primeira parte do secundário (o tap e 4 Ω).

12) Enrolar 23 espiras e soldar outra ponta no terminal que será o tap de 8 Ω, terminando assim o enrolamento secundário.


13) Aplique um isolamento de camadas com papel craft, conforme feito anteriormente.


14) Enrolar mais 8 camadas do primário com aproximadamente 113 espiras cada uma, se guindo os mesmo procedimentos descritos anteriormente, sempre isolando com papel de seda e anotando o número de espiras de cada camada.

15) Ao fim, solde a ponta do fio ao terminal que será o tap B+ do primário.


Neste ponto, é possível que a altura da bobina não permita completar as 1928 espiras calculadas, mas procure chegar o mais próximo possível disso.


16) Sobre o enrolamento pronto, aplique outro isolamento de papel craft e, se preferir, aplique ainda uma camada de umas duas voltas fita isolante de boa qualidade ou uma tira de papelão, silver tape ou qualquer outro material que ofereça proteção mecânica para o enrolamento. (lembre-se que neste enrolamento exposto serão aplicados mais de 250V).
17) Encaixe a bobina na pilha de Lâminas “E”, conforme ilustrado abaixo, parafusando a base das cantoneiras para que fique bem firme.
18) Por fim, basta colocar o gap e a pilha de lâminas “I” e parafusar.


O gap é uma folha de papel ou plástico entre os E's e I's. Sua espessura pode ser medida em pilha - Medindo, por exemplo, uma pilha de 20 folhas de papelão e dividindo a espessura total por 20 para obter a espessura média.


Nesse caso o gap usado foi um pedaço de papel de fotografia.
Há que prefira montar os terminais dos enrolamentos no mesmo lado do carretel, como na figura abaixo
19) Como a cola branca utilizada nas camadas é à base d’água, é bom esperar umas 24 horas antes de testar em uso num amplificador.


Nesse caso, é possível colocar um escudo na face oposta e instalar o trafo no chassi com um o orifício retangular deixando das barras de terminal para dentro.


20) Se houver verniz de transformador à disposição é bom mergulhar o trafo no verniz e esperar curar alguns dias.


21) Em muitos trafos comerciais, é comum utilizar cores padronizadas para os terminais: Vermelho para o B+, Azul para a placa, preto para o secundário comum (OΩ), amarelo para o secundário de 4Ω e verde para o tap de 8Ω.

Fonte: Sérgio Trindade – sergio@itazi.com.br